FAQs - Bake-Off 1

Questões gerais

Q: Podemos fazer os PBFs em formato digital?
R: Os PBFs são para ser realizados em papel. Como são esperadas três iterações sobre os vossos PBFs, uma ideia seria atribuir as tarefas de desenho a um membro diferente do grupo a cada iteração; etc.

Q: A app "tem" que suportar outros países? A app "tem" que ter a opção para selecionar o ano quando procuramos os históricos?
R: A app pode fazer tudo, mas os vossos utilizadores têm apenas que conseguir completar as quatro tarefas descritas no enunciado (em itálico). Dito isto, e como exemplo, uma UI que permite visualizar o histórico de consumos anuais mas que não oferece uma maneira clara de navegação do ano em questão pode evocar alguma confusão nos vossos utilizadores: "esta aplicação só funcionaria para o ano 2020". Testem as vossas ideias!

Q: Os valores de consumos e custos são definidos por nós e estáticos, ou teremos de ter uma fórmula/de os calcular de alguma maneira?
R: Os valores e custos são definidos por vós, mas se forem demasiado irrealistas podem afetar a percepção que os utilizadores têm da vossa interface.

Q: Quando se refere custo (€/h), descrevemos a soma da água e electricidade ou custos separados?
R:
Desde que seja claro para os vossos utilizadores, qualquer uma das decisões de desenho são válidas. Só saberão se é claro depois de testarem o vosso PBF.

Q: Que unidades usamos para histórico de consumos e consumos em tempo real?
R: Sugerimos as seguintes unidades para histórico de consumos: kWh, m^3, e €; e para consumos em tempo real: kWh/h (ou kW); m^3/h, e €/h.

Q: Apenas dois dos membros da equipa conseguem utilizar o Figma, sendo que o terceiro permanece como observador, como resolvo o problema?
R: O aluno que estiver apenas como observador deve clicar em "Learn more" no aviso que se encontra no canto superior direito da página de projecto. Este aviso indicará que a equipa é reservada para utilizadores Education do Figma, e que novos utilizadores devem verificar o seu estatuto Education. No formulário do plano Education o aluno deve preencher o nome da escola com Universidade de Lisboa, e o motivo de aplicação com realização de um projecto universitário. Após receber o e-mail de confirmação poderá modificar também o projecto Figma.

Tarefas 1 e 2

Q: O "custo" referido na primeira tarefa refere-se às despesas domésticas do utilizador em geral, ou é específico para cada eletrodoméstico?
R: A primeira tarefa refere consumos domésticos em geral, mas a segunda tarefa refere consumos por eletrodoméstico. Têm que gerar uma UI que consiga contemplar ambos os cenários.

Tarefas 2 e 3

Q: O "consumo em tempo real" varia de cidade para cidade ou é a média de Portugal? Ou é o pessoal?
R: O "consumo em tempo real" é referido nas tarefas dois e três, e refere-se a consumos domésticos (pessoal).

Q: O consumo em tempo real refere-se ao que está a ser gasto no momento (por exemplo, se não estiver nada a gastar mostrará zero), ou o que se já gastou até aquele ponto? De igual modo, o custo por hora (doméstico ou por eletrodoméstico) é o que já se consumiu numa hora em específico?
R: Se um eletrodoméstico estiver desligado deverá demonstrar 0 kW ou 0 €/h; isto é, no momento atual não está a gerar consumos.

Q: O alerta gerado na terceira tarefa é para um eletrodoméstico em específico ou para os consumos domésticos em geral?
R: A tarefa do vosso utilizador refere-se aos consumos domésticos gerais (o consumo total dos electrodomésticos naquele momento).

Q: Os "alertas" mencionados na terceira tarefa referem-se a consumos pessoais?
R: Estes alertas referem-se a consumos domésticos pessoais.

Q: Na terceira tarefa, os alertas podem ser definidos para cada eletrodoméstico ou é um alerta para o consumo em tempo real total do domicílio?
R:
A tarefa dada aos participantes é para criarem um alerta sobre os consumos totais, mas nada vos impede de mostrarem na UI a possibilidade de serem criados alertas por eletrodoméstico.

Figma

Q: O meu Figma está muito lento, o que posso fazer para mitigar este problema?
R: Existem várias soluções para este problema:

Submissão

Q: Na submissão vídeo a "descrição dos participantes" refere-se ao quê em concreto?
R: Esta descrição deve incluir o número de participantes testados numa dada iteração (o mínimo de três por iteração). Outros fatores que opcionalmente podem referir: idade média dos participantes, relação (colegas, amigas, familiares, etc.), se participaram em iterações anteriores, etc.