FAQ - Perguntas Frequentes

Inscrição nos Laboratórios

Q: Quando são formados os grupos de laboratório?
R. Os grupos são formados no final da 1ª aula de laboratório, mas convém combinar previamente quem fará parte do vosso grupo antes dessa 1ª aula.

Q: Estou inscrito(a) num turno de laboratório, mas não tenho grupo.
R: Na 1ª aula de laboratório, os alunos que não tenham grupo formado serão agrupados num ou mais grupos consoante o número de alunos sem grupo.

Q: O meu grupo teve que se inscrever em turnos diferentes porque nos desencontrámos / não havia vagas suficientes no turno pretendido.
R: Não havendo vaga(s) no turno pretendido, terá que contactar os colegas desse turno que possam estar interessados em trocar de turno e alterar a inscrição de todos os envolvidos no Fenix. Uma vez alteradas as inscrições no Fenix, devem imediatamente avisar o docente do vosso turno de laboratório.

Q: Não tinha grupo, fui integrado num grupo, mas não consigo trabalhar com os meus colegas.
R: Os grupos não podem ser cindidos. Deixará de ser avaliado(a) se abandonar o seu grupo.

Notas de Anos Anteriores

Q: Tenho nota dos laboratórios do ano passado que quero manter. Inscrevo-me num turno de laboratórios?
R: Não, se se inscrever num laboratório perde automaticamente a nota obtida no ano passado.

Q: Tenho nota dos laboratórios de há 2 (3, 4, ..) anos. Posso usá-la e não frequentar os laboratórios?
R: Não, só são válidas as notas de laboratório do ano passado.

Faltas às Avaliações

Q: O meu grupo não pode ir à aula do nosso turno que tem avaliação (bake-off). Podemos ser avaliados num outro turno?
R: Não, só podem ser avaliados num turno de laboratório os grupos que pertençam a esse turno.

Q: Estou impedido de ir a uma aula que tem avaliação (bake-off), embora os meus colegas possam. Podemos ir a outro turno?
R: Não. Os seus colegas serão avaliados no turno a que o grupo pertence e receberão a classificação correspondente, mas a si não lhe será atribuída qualquer classificação (exceto em caso devidamente justificado, ver abaixo).

Q: Estou impedido de ir a uma aula com avaliação porque fui convocado pelo hospital / polícia / tribunal / estou doente / greve de transportes / acidente.
R: Obtenha uma justificação escrita e entregue-a ao professor do seu turno. Será combinada consigo uma forma alternativa de avaliação.

Trabalhadores-Estudantes

Q: Sou trabalhador-estudante. Tenho que vir às aulas de laboratório para ser avaliado?
R: Não (ver resposta seguinte).

Q: Sou trabalhador-estudante. Como faço para ser avaliado como tal?
R: Estando inscrito como trabalhador-estudante (ver como abaixo) realizará os trabalhos para avaliação individualmente e entregá-los-á por e-mail. Receberá feedback também por email. Para esta avaliação acontecer deste modo, tem que contactar o responsável da disciplina.

Q: Como posso obter o estatuto de trabalhador-estudante?
R: Terá que estar registado como tal junto da secretaria do IST e esse facto estar patente no Fénix. Para tal, deve entregar na secretaria do IST uma declaração comprovativa da sua entidade patronal.

Q: A minha entidade patronal não pode / quer emitir a declaração para ser considerado como trabalhador-estudante pelo IST.
R: Por lei, a sua entidade patronal não pode recusar emitir essa declaração.