Funcionamento à Distância

O modelo de funcionamento à distância começa no dia 18 de Março, 4ª-feira, mantendo o planeamento inicial da UC e os horários das aulas presenciais Teóricas e de Laboratório.

Aula Link
 Teórica 3ª-feira, 17h00 Entrar
 Teórica 5ª-feira, 17h00 Entrar

Tecnologias a usar:

• Colibri / Zoom: ver informações em como assistir a uma aula por videoconferência (VC): https://tecnico.ulisboa.pt/pt/aulas-por-videoconferencia/

• Microsoft Teams: o corpo docente está ainda a testar junto dos serviços da Escola a viabilidade de usar esta opção como forma de evitar recorrer a múltiplos sistemas e plataformas, bem como assegurar um mecanismo de autenticação e a integração com o Fenix.

• Discord: poderá ser usado para facilitar a partilha de conhecimento durante as aulas em VC e colmatar algumas das falhas de comunicação do Colibri / Zoom. Atenção que só devem esperar que os docentes estejam disponíveis no Discord nos períodos de aulas e de dúvidas. O link será disponibilizado brevemente.

• Desde já, os alunos que ainda não tiverem feito, devem ativar as suas contas institucionais de Office365 e de Campus do Google.

Aulas Teóricas

• As aulas teóricas serão dadas por VC usando a plataforma que o IST recomendar (Zoom ou Teams) e acompanhadas por um servidor Discord para ajudar na comunicação em caso de falha;

• Até que exista integração do sistema de VC com o Fenix, será disponibilizado um link para a aula na página da cadeira ou via e-mail;

• Os "desafios" realizados nas aulas teórica vão tirar partido da funcionalidade de breakout rooms para que os alunos possam trabalhar em grupos;

• O Discord poderá ser usado como chat global enquanto os alunos se encontram nas breakout rooms;

• Os slides e vídeos serão disponibilizados antes das aulas;

• O conteúdo do vídeo das aulas será disponibilizado com link no Fenix e/ou no repositório da plataforma de VC.

Aulas de Laboratório

• As aulas de laboratório serão dadas por VC usando a plataforma de VC que o IST recomendar (Zoom ou Teams) e acompanhadas por um servidor Discord para ajudar na comunicação em caso de falha;

• Até que o sistema de autenticação esteja a funcionar os alunos devem identificar-se com o nome e grupo ao entrarem na sala de VC;

• As aulas vão continuar a promover o trabalho intra- e inter-grupos usando breakout rooms;

• O Discord poderá ser usado como chat global enquanto os alunos se encontram nas breakout rooms para comunicarem com o docente e colegas.

Horários de Dúvidas

• O horário de dúvidas será realizado em VC usando a plataforma recomendada pelo IST (Zoom ou Teams).

• Os alunos devem enviar um email aos docentes responsáveis a avisar do interesse num dos slots do horário de dúvidas do dia seguinte. Tal permitirá garantir o acesso à plataforma de VC aos alunos interessados nas dúvidas.

Datas dos Bake-offs

• As datas de avaliação originalmente propostas para os laboratórios vão manter-se;

• Os grupos que não tiveram laboratório durante a interrupção letiva, poderão frequentar qualquer outro turno nos dias 18 e 19 de Março. Em alternativa poderão desenvolver o trabalho fora da aula uma vez que não irá ser dada matéria adicional (ver enunciado do laboratório 5).

Sessões Bake-off

• A sessão de bake-off irá decorrer em VC, mantendo o mesmo objetivo de realizar testes com utilizadores/colegas;

• Durante a aula de laboratório, todos os grupos disponibilizam o link para o seu preview no Figma;

• O docente irá atribuir participantes a cada um dos projetos;

• O docente indica a ordem das tarefas a executar;

• No final os participantes indicam quais as tarefas que conseguiram terminar com sucesso e preenchem o formulário SUS online onde disponibilizam: IST ID, Grupo Participante, Grupo Avaliado;

• submissão do trabalho é feita online nos moldes originalmente descritos no enunciado.