Aula 9 - Protótipo Funcional : 2ª Funcionalidade    


1. Objetivos

Implementar a segunda funcionalidade do protótipo.


2. Preparação da Aula

Continuar a implementação do protótipo funcional, depurando questões de organização geral e terminando a implementação da segunda funcionalidade. Deve permitir ao utilizador realizar várias tarefas, apresentando a flexibilidade necessária para tal. Relembra-se, mais uma vez, que uma funcionalidade completa envolve dar ao utilizador liberdade de escolha (ex.: "encontrar amigos" não é apenas "encontrar o João"). Recorda-se ainda que não é necessária nem desejável a implementação de nenhum backend ou servidor. Devem manter o estado (por exemplo, se o utilizador escolher o João, no ecrã com as indicações para o encontrar deve aparecer essa pessoa e não outra), mas isso deve ser simulado usando uma de várias formas disponíveis para isso em HTML (Client-Side Storagecookies ou até mesmo variáveis globais em JavaScript). 

Não só a parte funcional do protótipo deve ser tida em conta, como também o aspeto: devem ser seguidos os princípios básicos de desenho de ecrãs (layout, estrutura, alinhamentos, tipos de letra, proximidade, legibilidade, etc.). Dito isto, é legítimo que o aspeto final (imagens, cores, etc.) possa ser alterado em versões subsequentes do protótipo (por motivos de consistência com as restantes funcionalidades, por exemplo).

Relembramos que esta é a segunda funcionalidade de um produto consistente, completo e coeso e, portanto, não deve aparecer completamente desgarrada do que já antes existia. Tanto em termos de aspeto como funcional deve haver consistência e, onde relevante, devem ser exploradas sinergias entre as funcionalidades.

O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo. Será demonstrado a partir desse site. O protótipo deve igualmente ser demonstrável localmente sem qualquer ligação à rede.


3. Tarefas na Aula

Demonstração do protótipo funcional.

 

4. Tarefas depois da Aula

Assim, e como é habitual, a nota desta aula poderá subir até dois valores se na próxima versão do protótipo apresentarem correções efetuadas de acordo com as sugestões do docente.


5.   Critérios de Avaliação

 

Layout

Boa Utilização do Espaço (inclui boa utilização do espaço em branco. Sem atafulhar de coisas...)

Ecrãs Consistentes (é uma interface coesa, e não um "copy&paste" de estilos diferentes)

Widgets Consistentes (no seguimento do anterior, em particular para os widgets usados)

Agrupamentos lógicos (coisas relacionadas estão perto e separadas do resto)

Adequado ao Dispositivo (não estão a tentar encaixar uma interface de telemóvel, ou web, no pulso dos utilizadores...)

 

Texto

Consistência

Sem serifas

Tamanhos aceitáveis e legíveis

 

Cores

Consistência

Significados corretos 

Bom contraste (no geral, e facilitando a legibilidade do texto) 

 

Ícones/Imagens

Consistência (estilos, etc. cuidado ao ir buscar imagens a fontes diferentes)

Percetíveis (sabemos o que representam)

 

Funcionalidade 2

Complexidade Aceitável (não é um "caminho de ferro", nem deixa fazer apenas tarefas trivialmente simples)

Completa (conseguem fazer-se tarefas do princípio ao fim)

Utilizador controla e exerce o livre arbítrio

 

Integração

Fala a Linguagem do Utilizador

Estado do sistema visível

Demonstram-se situações limite ("e se quiser ser avisado de 12 concertos, e não apenas de 1"?)

Mantém Estado ("encontrar o João" tem que se lembrar que é o João nos vários passos enquanto não sair dos ecrãs da tarefa e não o encontrar, etc.)

Evitam-se Erros

Look&Feel Coeso (parece um produto só, e não duas funcionalidades diferentes "coladas")

Funcionalidade Coesa (as tarefas estão interligadas onde faz sentido, há sinergias entre elas, e não são dois "caminhos de ferro" estanques, o que tipicamente pode acontecer se pessoas diferentes tiverem trabalhado em cada uma delas e depois ter sido só juntar as partes...)