Aula 5 ? Esboço do Protótipo em Papel

 

Enunciado

 

1.1. Objectivos

Criação do protótipo de baixa fidelidade em papel. Realizar avaliações heurísticas ao protótipo de papel.

 

1.2. Preparação da Aula

Os esboços de cada elemento do grupo, preparados na Aula 4, representam diferentes alternativas de desenho para a interface. Com base nas melhores ideias dos três elementos do grupo, criar um protótipo de papel que simule por completo cada uma das duas funcionalidades a suportar pela vossa interface. Criar um storyboard para cada uma dessas funcionalidades.

Nota: Devem continuar a explorar e familiarizar-se com a tecnologia HTML5. Não esqueçam que um protótipo em papel não é um storyboard recortado.

Trazer o protótipo de papel e os storyboards para a aula (em papel, obviamente).

Levar também impresso o documento sobre a análise de tarefas revisto, face aos comentários na última aula. O docente irá recolher os questionários e posteriormente ajustar a nota do Laboratório 4 se isso se justificar, face às melhorias introduzidas (até um máximo de dois valores). Lembrem-se que apenas alterações claramente indicadas no documento (highlights) serão consideradas para esta melhoria.

 

1.3. Tarefas na Aula

Avaliação Heurística dos protótipos de papel. Cada grupo vai fazer de avaliador (perito) e de avaliado.

·       o grupo avaliado começa por explicar sucintamente o protótipo e as 2 funcionalidades escolhidas

·       o grupo avaliador realiza cada uma das tarefas, e anota os problemas de usabilidade encontrados tendo em conta as 10 heurísticas de Nielsen

·       devem identificar pelo menos 10 problemas de usabilidade em cada trabalho avaliado, e descrevê-los como aprenderam na aula teórica (título, descrição, heurísticas violadas, severidade e proposta de solução).

·       a duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos

Tipicamente, sobrará tempo (2x20min mais 10min de acertos = 50min, sobram 30min). Deverão usá-lo para (pelo menos começar) a preparar o relatório da vossa avaliação (ver abaixo), para enviar aos colegas avaliados. Uma versão deste relatório descrevendo pelo menos quatro problemas tem que ser mostrado ao docente no final da aula, para avaliação.

Resumo das 10 heurísticas de Nielsen:

1.      Tornar o estado do sistema visível

2.      Correspondência entre o sistema e o mundo real

3.      Utilizador controla e exerce livre arbítrio

4.      Consistência e adesão a normas

5.      Evitar erros

6.      Reconhecimento em vez de lembrança

7.      Flexibilidade e eficiência

8.      Desenho estético e minimalista

9.      Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros

10.  Dar ajuda e documentação

 

1.4. Após a Aula

Os grupos avaliadores devem enviar o relatório da avaliação em PDF para cada um dos grupos avaliados e para ipm.leic@gmail.com no máximo até ao final do dia seguinte ao dia em que decorre a aula (23:59):

·       o nome do ficheiro deve ser o número do Grupo Avaliador seguido do número do Grupo Avaliado. Não esquecer de colocar A ou T de acordo com o campus (ex: 14A-16A.pdf)

·       o "subject" da mensagem deve ser Aula 6 - Turno_Fenix - Grupo_Avaliador - Grupo_Avaliado (ex: Aula 6 - IPM3L03 - 14A - 16A)

 

Nota: Não esquecer de pedir os endereços de e-mail aos colegas para quem têm de enviar o relatório.

A nota desta aula poderá subir até dois valores se apresentarem uma versão corrigida do PBF e/ou Storyboards de acordo com as sugestões do docente até à semana seguinte.

Para tal, na próxima aula devem trazer em papel, e colocar no vosso site do projeto, a versão melhorada, para apreciação do docente.

 

1.4. Critérios de Avaliação

 

Aspetos Formais

Respeitam figurino das AH: 20min, 10 problemas, sem dar ?dicas? durante a avaliação

Começar relatório da AH: na aula, pelo menos 4 problemas, descrição completa dos problemas (titulo, descrição, heurística(s) violadas, severidade, proposta de solução)

 

PBF

É mesmo um PBF, esboçado à mão, e não feito num computador!

Tarefa 1: há ecrãs suficientes para a realizar, com flexibilidade (não é um storyboard recortado!)

Tarefa 2: há ecrãs suficientes para a realizar, com flexibilidade (não é um storyboard recortado!)

Tarefa 3: há ecrãs suficientes para a realizar, com flexibilidade (não é um storyboard recortado!)

 

Storyboard

Esboçado à mão, e não feito num computador!

Há storyboard para cada uma das três tarefas

É mesmo um storyboard: inclui setas, indicações, não é uma mera coleção de ecrãs

 

Relatório da AH

Para cada grupo avaliado, o relatório inclui 10 problemas, completos (titulo, descrição, heurística(s) violadas, severidade, proposta de solução)