Aula 4 – Análise de Utilizadores e Tarefas

1.1. Objectivos

Fazer a análise de utilizadores e tarefas (AUT) do trabalho.

1.2. Preparação da Aula

Realizar um inquérito a um mínimo de 20 utilizadores-alvo do trabalho, recorrendo ao questionário elaborado na última aula.

Analisar os dados recolhidos no inquérito e responder às 11 perguntas da AUT.

Criar uma lista de requisitos funcionais (funcionalidades) para o trabalho, tendo por base a AUT. A partir desta lista, devem escolher 2 funcionalidades que o vosso trabalho vai suportar, e à volta das quais será criado o vosso protótipo. Para cada funcionalidade devem apresentar um cenário de atividade dando um exemplo concreto de utilização.

Preparar um documento em formato pdf que:

- tenha um máximo de 3 páginas

- apresente as respostas às 11 perguntas de AUT, devidamente apoiadas e justificadas pelos dados recolhidos nos inquéritos

- apresente a descrição das 2 funcionalidades escolhidas e os dois cenários, um para cada tarefa.

Notem que não devem incluir gráficos/tabelas exaustivos para todas as perguntas do questionário (tipo: o relatório gerado automaticamente pelo Google Docs…). Terão que os fazer para suportar a análise (e devem incluir um link para essa análise (pdf) na página do vosso grupo) mas este documento inclui apenas as respostas justificadas às 11 perguntas. Apresentam aqui apenas gráficos para os casos mais relevantes/interessantes.

Enviar o documento e o questionário final (também em formato pdf) para iipm.leti@gmail.com até às 23h59 de dois dias antes da aula (Ex. se a aula for na quarta-feira devem enviar até às 23h59 de segunda-feira):

- o nome do ficheiro deve ser o número do grupo. Por exemplo, “14.pdf”

- o "subject" da mensagem deve ser: Aula 3 - Turno_Fenix - Grupo (ex: Aula 3 – IIPM5111326L04 – 14A)

- levar o documento impresso para a aula.

- levar também impresso o questionário revisto, face aos comentários na última aula.

1.3. Tarefas na Aula

Durante a aula deverão apresentar o documento impresso para análise e discussão da AUT com o docente. Enquanto este circula pelos restantes grupos, cada elemento do grupo deverá preparar, três esboços em papel, correspondentes ao ecrã inicial e dois outros ecrãs que considerem relevantes da vossa aplicação. Estes dois ecrãs devem ser decididos em grupo e os esboços feitos por cada aluno de cada grupo devem incidir sobre os mesmos ecrãs. Os esboços de cada aluno devem representar alternativas de desenho diferentes para a interface. Tragam, portanto, folhas e lápis. Estes esboços deverão ser entregues, devidamente identificados, ao professor no final da aula, para avaliação. Para vossa própria referência, fotografem-nos e coloquem-nos no site do grupo. Serão a base do protótipo de baixa fidelidade a mostrar na aula da semana seguinte.

1.4. Após a Aula

A nota desta aula poderá subir até dois valores se apresentarem uma versão corrigida de acordo com as sugestões do docente até à semana seguinte.

Para tal, na próxima aula devem trazer impressa, e colocar no vosso site dos laboratórios, a versão melhorada, para apreciação do docente. As alterações efetuadas deverão ser marcadas claramente com um highlight na nova versão do documento. Apenas alterações explicitamente marcadas, na versão impressa a entregar serão consideradas para uma eventual melhoria de nota.

1.5. Critérios de Avaliação

Questionário

Bem formatado (aspeto visual e conteúdo fácil de perceber, tem instruções, etc.)

Completude (permite responder às 11 questões de AUT)

Perguntas bem formuladas (não induzem certas respostas, etc.)

Perguntas relevantes (não tem perguntas que sejam inconsequentes para a AUT)

Análise de Tarefas

Quem (perfil minimamente completo) e quantos foram os utilizadores

Dá a resposta às 11 perguntas