Enunciados dos Projectos

Caddy++

Estamos no ano 2015. O número de praticantes de golfe tem aumentado de forma sustentável e o número de Caddies tem vindo a diminuir.

A empresa QueNeva identificou uma oportunidade de negócio: a produção de uma aplicação com o nome Caddy++ que pretende forncecer mais informação aos praticantes do que o Caddy tradicional.

Funcionando em qualquer telefone inteligente com GPS, o protótipo terá informação detalhada sobre campos de golfe (forma, distância, localização dos bunkers e dos buracos, etc) e sobre os tacos. Quando o jogador se prepara para jogar num buraco o dispositivo fornece informação, entre outras, sobre a distância até ao buraco, velocidade do vento, qual o taco a usar, etc.

Requisitos/Restrições: A aplicação deve funcionar num dispositivo do tipo Smartphone com um ecrã de 5 x 7,5 cm

 

ElectroControlo

A austeridade está aí, e todos os cêntimos são preciosos. A ElectroControlo, lider em domótica, vai ajudar equipando a sua casa com medidores inteligentes do consumo de energia.

O contador agora é capaz de fornecer relatórios sobre a energia consumida a cada segundo, cada tomada e candeeiro comunicam o consumo em tempo real, e até o fogão e esquentador sabem dizer quanto gás estão a queimar.

A consola central de gestão energética da casa vai permitir verificar o que se está a gastar, quando e onde, para que perceba como melhor poupar esses euros preciosos.

Requisitos/Restrições: A consola central é um dispositivo do tipo Tablet com um ecrã de 20 x 15 cm fixo na parede da casa

 

InShape

A empresa Fitness & Fitness sempre atenta à concorrência pretende lançar um dispositivo que possa acompanhar os seus clientes na sua rede de ginásios.

O InShape será um produto inovador que não só regista e controla o acesso de cada cliente às várias zonas do(s) ginásio(s), como acompanha cada treino individual definido pelos PTs.

Mesmo fora do ginásio, o InShape pode ser usado para monitorizar percursos de caminhadas, corridas ou de bicicleta com total integração com o resto dos treinos.

O InShape tem a capacidade de medir o ritmo cardíaco, a respiração e se a pessoa está em movimento em tempo real, bem como a localização actual da pessoa dentro e fora do ginásio.

Requisitos/Restrições: O dispositivo tem um ecrã de 4 x 4 cm, não é touchscreen, e tem no máximo 4 botões físicos

 

aiPromo

A GroupOff, líder de mercado em cupões e promoções, quer lançar uma aplicação para Smartphones para alargar a sua base de utilizadores.

O aiPromo será uma aplicação que facilitará o acesso dos utilizadores a informação sobre promoções, e que os ajudará a encontrar as melhores promoções: as mais próximas, as que encaixam naquele fim-de-semana que vou passar fora, etc.

Para além disso os utilizadores poderão ser alertados quando determinados produtos estiverem em promoção, consultar as promoções que já utilizaram, saber quanto dinheiro pouparam, ...

Requisitos/Restrições: A aplicação deve funcionar num dispositivo do tipo Smartphone com um ecrã de 5 x 7,5 cm

 

Foot14

A ChuteiraTorta, empresa da área desportiva, quer lançar uma aplicação para Smartphones que ajude os utilizadores a seguir a fase de apuramento da selecção nacional.

A Foot14 será uma aplicação que permitirá não só consultar, explorar e analisar os resultados da selecção e dos seus adversários, como também comprar bilhetes para os jogos e guardá-los no telefone.

Para além disso, permitirá enviar bilhetes para outros utilizadores, obter informações sobre os estádios e verificar o resultado dos jogos em tempo real, assim como ser avisado quando existirem alterações no marcador.

Requisitos/Restrições: A aplicação deve funcionar num dispositivo do tipo Smartphone com um ecrã de 5 x 7,5 cm

 

SnapItRight

Você foi encarregue de criar uma aplicação para a marca de tablets "Big York" para classificação e apresentação de fotos digitais permitindo criar álbuns de fotos segundo critérios criados pelo utilizador (locais, viagens, proximidade GPS, direcção em que a foto é tirada, p. ex., para além do critério óbvio das datas) e empregando a informação que está incluída nos arquivos JPEG.

Assim, tem que desenhar a aplicação com uma interface que permita realizar todas as operações de uma forma simples, integrada e com o mínimo de toques em ecrã. A aplicação deve também permitir associar a cada foto a informação que esteja em falta (localização, p. ex.), a descrição da foto, partilhar álbuns com amigos ou consultar custos de impressão.

Requisitos/Restrições: A aplicação deve funcionar num dispositivo do tipo Tablet com um ecrã de 16 x 9 cm

 

KITT

A marca de automóveis NASSIN está a desenvolver um novo modelo de automóvel que terá um sistema inteligente para integrar vários tipos de informação: informações fornecidas pelo carro, informações de trânsito, estado dos passageiros, navegação, etc.

As informações serão apresentadas no vidro do carro utilizando realidade aumentada. O condutor pode controlar o sistema através de 4 botões no volante.

A sua empresa está na vanguarda da tecnologia e foi contratada para desenhar o protótipo desta interface, por forma a que o condutor consulte toda esta informação de forma integrada sem tirar os olhos da estrada.

Requisitos/Restrições: A aplicação deve simular a área do vidro do carro em frente ao condutor e tem no máximo 4 botões físicos que ficarão no volante

 

BarISTa

O Vodka chega sempre com o gelo derretido? Quando a Coca-Cola chega já tem a garganta encarquilhada com a sede? Não volte a esse bar com empregados humanos pouco eficicentes. Use o BarISTa, a maior revolução no serviço de bares desde que alguém se lembrou de juntar Coca-Cola ao rum!

O BarISTa é um sistema embutido na sua mesa, baseado num ecrã tactil, no qual pode ver a lista de bebidas (e não só!) disponíveis, encomendar as suas, pedir os amendoins e até pedir bebidas para a miúda (ou rapaz!) da mesa do lado que quer deixar bem impressionada(o). O seu ecrã sensível ao toque torna-o fácil de usar, e os vários sensores e câmaras ao seu dispor na mesa podem tornar a sua visita mais agradável.

Não fique seco! Sempre que o vodka estiver a acabar, o BarISTa manda vir outro!

Requisitos/Restrições: A aplicação deve simular a área da mesa táctil

 

Shoes On-Line

A empresa LusoShoes pretende investir numa aplicação piloto que permita avaliar em que medida os dispositivos móveis poderão aumentar a eficácia do processo de venda de sapatos qualquer que seja a loja em que eles existam.

O cliente poderá efectuar, através de um dispositivo electrónico, a consulta do stock existente, efectuar a reserva de vários modelos e, posteriormente, deslocar-se à loja que seja mais conveniente para si, experimentar os sapatos e efectuar a respectiva compra.

Entre as vantagens deste novo processo está a possibilidade do cliente efectuar uma reserva, escolher uma das lojas e ter a garantia de que os sapatos escolhidos podem ser experimentados nessa loja em horário a definir pelo próprio cliente.

Requisitos/Restrições: A aplicação deve funcionar num dispositivo do tipo Smartphone com um ecrã de 5 x 7,5 cm