Sumários

Estaleiros de Construção e de Reparação Naval

5 Dezembro 2019, 15:00 Manuel Filipe Simões Franco Ventura

Estaleiros de Construção Naval
Disposição geral de um estaleiro de construção. Fluxo de trabalho. Docas secas. Planos inclinados. Parque de chapas. Oficinas de corte de chapas e perfis. Oficinas de enformação. Fabricação e montagem de painéis. Montagem de blocos e aprestamento. Oficinas de Encanamentos. Transporte de blocos. Montagem do navio. Lançamento à água. Cais de aprestamento..

Estaleiros de Reparação Naval

Docas secas. Synchrolift. Docas flutuantes. Plano inclinado. Actividades de reparação naval. Operações numa docagem. Decapagem e pintura. Beneficiação dos hélices. Inspecção, beneficiação e substituição de elementos estruturais. Jumboizing. Estaleiro de Reparação Naval Português – a Lisnave.

Embarcações de Recreio

28 Novembro 2019, 15:00 Manuel Filipe Simões Franco Ventura

Nomenclatura geral. Tipos de velas. Aparelho vélico. Mastreação. Evolução da forma dos cascos. Navegação à vela. Princípios físicos da navegação à vela. Projecto: criação de formas e arranjo geral. Resistência estrutural. Resistência ao avanço. Desempenho da vela. Dimensionamento do mastro. Avaliação do desempenho global. Protótipos virtuais.

Sistemas do Convés

21 Novembro 2019, 15:00 Manuel Filipe Simões Franco Ventura

Equipamento de salvação. Embarcações salva-vidas. Jangadas. Meios de combate a incêndios. Meios de amarração. Equipamento para sinalização.