3ª Semana - Apresentação da área de Arquitetura e Sistemas Operativos (ASO)

9 outubro 2018, 14:00 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

7ª e 8ª Aula - Apresentação da área de Arquitetura e Sistemas Operativos (ASO)

• 09 Outubro 2018, 09:00  LEIC-T: 91 alunos / 92 alunos
  • 09 Outubro 2018, 14:00  LEIC-A: 171 alunos / 169 alunos

1ª Parte (1h30)

• Apresentação da área científica de ASO, introdução das bases científicas da arquitetura de computadores e infraestruturas informáticas, Sistemas operativos, Sistemas distribuídos, Computação em nuvem (Web), Data centres e requisitos de segurança.
  • Segurança é um tema transversal a todas as áreas da LEIC, na área de ASO são abordados aspectos específicos da componente de segurança.
  • UCs core e saídas profissionais da área de ASO
  • Oradores convidados: Prof. Luis Veiga

2ª Parte (1h20)

• Debate sobre conceitos-chave da área de ASO, esclarecimento de questões com a equipa de oradores convidados. Análise de requisitos em termos de recursos (Hardware e Software) necessário para a operação de aplicações informáticas;
  • Informação geral sobre o funcionamento da UC, comportamento ético e boas práticas;
  • Realização do QUIZ de ASO.