Planeamento

Aulas Teóricas

Apresentação de IEI ed. 2017/2018

1ª Semana - 19/Set  (Aula 1 e 2)

1ª Parte

Apresentação do modelo de funcionamento da UC de IEI, Plano de Aulas, Regime de Trabalhos, modelo de avaliação. A função da informática na sociedade. O papel do Engenheiro Informático.

2ª Parte

Introdução à importância de um plano de estudo. Sessão prática com um enquadramento teórico sucinto sobre boas práticas na gestão do tempo e como elaborar um plano de estudo para os alunos do 1º ano, 1º Sem da LEIC (gestão do estudo para as 5 UC), assumindo um esforço semanal de 40 horas. Apresentação da Ferramenta de Acompanhamento Semanal (FAS). Ferramenta (recomendada) para apoio ao planeamento e gestão do tempo de estudo enquanto aluno da LEIC.

Oradores convidados:

Dr. Isabel Gonçalves (GaTU), Dr. Sofia Sá (GaTU)

Metodologia e Tecnologia da Programação (MTP)

2ª Semana - 26/Set  (Aula 3 e 4)

1ª Parte

Apresentação da área científica de MTP, introdução das bases científicas da Engenharia Informática, nomeadamente: Ciências da computação e da informação, Metodologia e tecnologia da programação, Engenharia de software e sistemas aplicacionais especializados, Conceção, desenvolvimento, produção e teste de produtos de Software. Principais domínios aplicacionais em Engenharia de Software.

Prof. António Rito da Silva e Prof. Francisco Santos

2ª Parte

Debate sobre a matéria lecionada na 1ª parte da aula; Introdução ao tema da semana – área de IA

Inteligência Artificial (IA)

3ª Semana - 03/Out (Aula 5 e 6)

1ª Parte

Introdução aos conceitos da área de Inteligência Artificial. Esta área tem como objectivo a criação de algoritmos e sistemas que exibam comportamento inteligente.

Prof. Pavão Martins, Profª. Luísa Coheur e Profª. Claúdia Antunes

2ª Parte

Debate sobre a matéria lecionada na 1ª parte da aula; Introdução ao tema da semana – área de ASO

Informação geral sobre o funcionamento da UC, ponto de situação sobre aspectos pendentes relacionados com registo de presenças; introdução ao RTG - Empreendedorismo;

Arquitetura e Sistemas Operativos (ASO)

4ª Semana - 10/Out (Aula 7 e 8)

1ª Parte

Apresentação da área científica de ASO, introdução das bases científicas da Engenharia de computadores e das infraestruturas informáticas de computadores, Sistemas operativos, Sistemas distribuídos, Computação em nuvem (Web), Data centres e requisitos de segurança.

• Oradores convidados:
  • Prof. Rodrigo Miragaia Rodrigues, Prof. Miguel Pupo Correira e Prof. João Garcia

2ª Parte

Debate sobre a matéria lecionada na 1ª parte da aula; Introdução ao tema da semana – área de COM

Informação geral sobre o funcionamento da UC

Engenharia de Computadores (COM)

4ª Semana - 17/Out (Aula 9 e 10)
1ª Parte

• Importância da arquitetura de computadores na programação na era dos multicores.
  • Especificidade da programação de arquiteturas especializadas como GPUs.
  • Desenvolvimento de sistemas embebidos: programação em tempo real; interface com diversidade de dispositivos; recursos limitados; segurança e fiabilidade: safety-critical e reparação potencialmente difícil.

Oradores convidados: Prof. Nuno Roma (DEEC) e Prof. José Carlos Monteiro (DEI).

2ª Parte
Debate sobre a matéria lecionada na 1ª parte da aula; Introdução ao tema da semana – área de CGM;
Informação geral sobre o funcionamento da UC

Computação Gráfica e Multimédia (CGM)

6ª Semana - 24/Out  (Aula 11 e 12)

1ª Parte

Computação Gráfica e Multimédia, Interfaces Pessoa-Máquina, Sistemas de Visualização Gráfica, Sistemas Multimédia.

Prof. Joaquim Jorge, Prof. João Madeiras Pereira e Prof. Alfredo Ferreira

2ª Parte

Debate sobre a matéria lecionada na 1ª parte da aula; Introdução ao tema da semana – área de SI

Obs.: Participação na Conferencia CIO@IST que irá decorrer na Alameda

Sistemas de Informação (SI)

7ª Semana - 31/Out (Aula 13 e 14)

1ª Parte

Introdução aos conceitos de Tecnologia de Bases de Dados, incluindo: Introdução aos Sistemas de Informação e bases de dados, Introdução à Modelação de Sistemas, Exemplos de grandes sistemas de informação, Sistemas para a gestão de informação nas ciências: astro-informática, bioinformática.

Introdução aos conceitos de Sistemas de Informação Empresariais, incluindo: Informática vs Sistemas de informação, com apresentação de exemplos. Arquitetura empresarial e processos de negócio. Empregos e empreendedorismo em sistemas de informação.

Prof. Mário Gaspar da Silva e Prof. Miguel Mira da Silva

2ª Parte

Debate sobre a matéria lecionada na 1ª parte da aula; Introdução ao tema da semana – Horário de duvidas sobre o RPG (Empreendedorismo de base técnológica)

Informação geral sobre o funcionamento da UC

Relatório Trabalho de Grupo (RTG)

8ª Semana - 14/Nov (Aula 15 e 16)

Na semana de 06-11/Nov não haverá aula com registo de presenças. Será uma aula para esclarecimentos sobre o RTG.

1ª Parte

Apresentação do trabalho realizado pelo grupo sobre o tema Empreendedorismo de base tecnológica. Pitch de 5 minutos seguido de 10 minutos de discussão e feedback do corpo docente.