Métodos de Avaliação

1.     Regime de Avaliação Contínua.

• Regime Normal: Este regime é o normal para alunos de 1ª inscrição no 1º ano da LEIC. Neste caso, o aluno deverá estar presente nas 8 aulas semanais e facultativamente realizar um QUIZ de 20 minutos, em 6 dessas aulas.
  • Regime Extra: Este regime foi criado para dar resposta ao aluno que por incompatibilidade diversas não tem possibilidade de assistir regularmente às aulas (e.g. Estudante Trabalhador, Aluno 2ª e 3ª inscrição, etc.) pelo que sua a presença nas aulas é facultativa. Neste caso ele não realizará os QUIZZES nas aulas em que entender estar presente.
  • Componentes da Avaliação Continua
    • Teste (30%), nota mínima: tem de ser igual ou superior a 9.5 valores
      • Uma classificação inferior a 9.5 valores no teste individual implica automaticamente a realização do exame a 100%
    • Avaliação Intermédia:
      • Contempla 4 Relatórios de Trabalho (obrigatórios) e 6 Quizzes (facultativos).
      • Três dos Relatórios versam as matérias cobertas em 6 das aulas pelos docentes das áreas científico - pedagógicas da LEIC. Estes relatórios são designados por FTGs, Fichas de Trabalho de Grupo, com 2 questões cada,
      • Os FTGs são realizados por grupos de 3 alunos, com entregas espaçadas ao longo das aulas e cada um valendo 14% da nota final.
      • O quarto Relatório versa o tema do Empreendedorismo, objeto de uma aula específica, e é realizado por grupos de 9 alunos. Designado como RTG, é desenvolvido ao longo das 8 semanas e vale 28% da Nota Final.
      • Não há nota mínima para os Relatórios mas a sua submissão via Fénix é obrigatória, manifestando assim a intenção dos alunos permanecerem no regime de avaliação contínua. Caso um grupo não submeta no Fénix um FTG todos os seus membros passarão imediata e automaticamente para o regime de avaliação por EXAME FINAL!
      • A média final dos 4 relatórios tem de ser igual ou superior a 10 valores, caso contrário os alunos dos respetivos grupos passarão imediata e automaticamente para o regime de avaliação por EXAME FINAL.
      • Avaliação Continua com Bónus: No final de cada uma das seis aulas temáticas (das áreas científico - pedagógicas da LEIC), os alunos são convidados a responderem a um QUIZ  com cinco questões de escolha múltipla, cuja classificação vale 0.25 valores para a nota Final, potenciado um bónus de majoração da avaliação continua até 1,5 valores.

2.      Regime de Avaliação por Exame Final

• Este regime está previsto no Regime Geral de Avaliação das Disciplinas no IST e é o usado normalmente por alunos que não optaram pela Avaliação Contínua ou que não tiveram aprovação nesta.
  • O Exame Final é realizado no período de Exames do 1º Semestre e conta a 100% para a nota da disciplina.