Ferramenta Piazza

O Piazza é uma ferramenta colaborativa de partilha de informação e de gestão dos fóruns associados a cada momento avaliativo da componente de avaliação continua. Foram criados os seguintes fóruns:

• mtp_ia, fórum para debater questões relacionadas com as áreas cientifico-pedagógicas de MTP e IA;
  • aso_com, fórum para debater questões relacionadas com as áreas cientifico-pedagógicas de ASO e COM;
  • cgm_si, fórum para debater questões relacionadas com as áreas cientifico-pedagógicas de CGM e SI;
  • rtg, fórum para debater questões relacionadas com o tema de Empreendedorismo;
  • freq, fórum para debater questões relacionadas com o caso de estudo da frequência;

Na primeira semana de aulas o aluno deverá configurar o seu perfil (Personal Settings) na ferramenta Piazza de forma a ficar identificado com a sua foto sempre que participar nos fóruns.

O aluno é incentivado a participar com posts sobre assuntos/curiosidades relacionadas com a Engenharia Informática. Dado que este é um espaço de trabalho mais informal, considera-se pertinente a publicação de informação de cariz não técnica (e.g., vídeos, cartoons, citações humorísticas, links para sites, etc.). Este espaço também deve ser usado para partilha de aspetos relacionados com o funcionamento das aulas de IEI, nomeadamente através da apresentação de sugestões de melhoria.

É expectável que os alunos dinamizem os fóruns, coloquem questões e deem contribuições para ajudar a clarificar questões colocadas pelos seus colegas. Recomendamos contudo uma utilização responsável. Desaconselha-se utilizações abusivas e comportamentos pouco éticos ou impróprios. Este tipo de posts serão removidos dos fóruns com implicações para os respetivos autores.

Os fóruns são moderados pelo corpo docente que irá intervir apenas e quando for estritamente necessário. Isto significa que o Piazza deve ser entendido como um espaço online para esclarecimento de dúvidas junto do corpo docente. No final será efetuada uma análise à qualidade das intervenções e participação de cada um dos alunos, com bonificação na nota do aluno.

Clicar no link para acesso ao fórum de discussão: 2017IEI no Piazza