Aulas

A Unidade Curricular (UC) de Introdução à Engenharia Informática (IEI)  é uma disciplina semi-semestral, com apenas 8 semanas de aulas, de 3horas cada, constituídas por duas aulas: uma primeira de 90 minutos, seguida de um intervalo de 15 minutos, e uma segunda de 75 minutos. Isto significa que as aulas são intensivas de forma a ficarem concluídas no início de novembro. A primeira parte da aula é dedicada à apresentação de uma área científico-pedagógica do currículo da LEIC, conta por isso com a presença de um orador convidado. Em cada semana será apresentar uma área:

• ASO – Arquitectura e Sistemas Operativos (DEI)
  • CGM – Computação Gráfica e Multimédia (DEI)
  • COM – Engenharia de Computadores (DEEC)
  • IA – Inteligência Artificial (DEI)
  • MTP – Metodologia e Tecnologia da Programação (DEI)
  • SI – Sistemas de Informação (DEI)

A segunda parte da aula tem como objetivo analisar em conjunto com os alunos os objetivos de aprendizagem da área científico-pedagógica apresentada na 1ª parte da aula, nomeadamente:

• Objetivos de aprendizagem da área no currículo da LEIC
  • Principais desafios e sub-áreas de atuação
  • Alinhamento com os tópicos (Body of Knowledge) do Computer Science Curricula 2013 (CS2013)
  • Lista de disciplinas de referência – identificação dos objetivos e resultados esperados da aprendizagem do aluno (Learning outcomes) no currículo da LEIC
  • Disponibilização de informação e esclarecimento de duvidas sobre o funcionamento da UC, bem como sobre aspetos relacionados com as Fichas Trabalho de Grupo (FTG) e questionário online (QUIZ).

No âmbito da UC de IEI, em cada semana e antes da aula, o aluno deverá efetuar um trabalho de pesquisa autónomo sobre a área científica que será apresentado nessa semana. O objetivo é fomentar no aluno a adoção de comportamentos proactivos de pesquisa de informação de forma a poder, no âmbito das aulas, colocar questões sobre a área científica apresentada pelos oradores convidados. Ou seja, é expectável que o aluno faça o seu trabalho de casa e que aproveite o tempo de aula para obter informação complementar ao estudo autónomo e esclarecer eventuais dúvidas de forma a responder com maior rigor às questões dos entregáveis. Pretende-se que a sala de aula seja um espaço de partilha e de consolidação de conhecimento, onde o aluno tem a oportunidade de colocar questões sobre o autoestudo realizado e a matéria apresentada pelos oradores convidados, obtendo assim esclarecimentos e orientações que possam ajudar a:

• Responder de forma mais objetiva às questões das FTG bem como ao questionário online (QUIZ);
  • Entender o papel do Engenheiro Informático na sociedade, nas empresas, na inovação e na investigação.
  • Compreender a importância da globalização e por conseguinte a necessidade de alinhamento dos programas das UC da licenciatura em Engenharia Informática e Computadores (LEIC) com as recomendações do CS2013.

Material de Consulta

Recomendamos uma leitura atenta da informação disponível no CS2013 bem como uma análise cuidada da informação disponível no Fenix sobre do plano curricular da LEIC. Um dos objetivos dos entregáveis (e.g. MTP&IA, ASO&COM e CGM&SI) é relacionar os conteúdos das UCs das áreas cientificas do DEI com os tópicos do CS2013 (ver anexo: Body of Knowledge).

Computer Science Curricula 2013 (CS2013).

Site Áreas Científicas do DEI

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores – Alameda