Caso de estudo de suporte ao Relatório Final

Tendo por base o caso reportado sobre a empresa Knight Capital Group recomendamos que seja feita uma pesquisa na web relacionado o problema endereçado neste blog. O objetivo é procederem a uma compilação de informação sobre este caso de estudo de forma a ficarem com um conhecimento mais detalhado e procederem a uma análise técnica das causas do problema.

Tenham em atenção que a informação reportada utiliza uma linguagem jornalística com pouco rigor técnico. No âmbito da UC de IEI pretende-se que o aluno seja capaz de analisar o caso de estudo com o rigor técnico-científico, clareza e coerência face à situação reportada em diferentes canais de comunicação. Evitar escrita de texto extenso, com ideias dispersas e generalistas. Evitar expressões evasivas sem uma fundamentação técnica adequada para avaliação do conhecimento apreendido pelo aluno sobre como procederia para a caracterização do problema e identificação do conhecimento que seria necessário para a resolução desse problema.

Exemplo de uma notícia na Reuters (When information systems fail) sobre o problema reportado no caso de estudo. Ter em atenção que esta noticia corresponde a um artigo jornalístico e por conseguinte com uma linguagem que tem de ser filtrada e interpretada de uma perspetiva mais técnica. Isto significa que a análise de notícias sobre este caso de estudo deve ser feita com cuidado, a avaliação das respostas terá como critério a capacidade do aluno em expor de forma clara e corrente como é que os conhecimentos adquiridos na LEIC poderão contribuir para a resolução do problema reportado.

Obs.: Recomendamos que consultem o video da conferência CIO@IST edição 2016 disponivel no site de IEI na seção Aulas / Aulas 11-14: CGM e SI

Instruções elaboração do Relatório Final

De forma a orientar o aluno na sua preparação para o Relatório Final (RF), apresentamos em seguida um conjunto de instruções sobre o procedimento de preparação para resposta às questões do enunciado do RF que será disponibilizado no dia da realização da prova:

1. Analisar e ler atentamente os materiais publicados nesta secção. Durante as semanas de 07 a 19.nov.2016:
    • Devem ler estes materiais múltiplas vezes de forma a conhecerem em detalhe o âmbito e desafios abordados/descritos.
    • Analisar mais em detalhe o artigo publicado procedendo a pesquisas na web sobre este assunto

• Incentivamos a uma participação ativa no Piazza - Fórum RF, canal formal de partilha de informação e debate de ideias sobre o âmbito dos materiais publicados

• Relembramos que o RF tem um peso de 30% na avaliação final de IEI.
  2. Rever os materiais referentes às áreas científicas e respetivas Unidades Curriculares do currículo de cada uma das áreas cientificas apresentadas no âmbito de IEI.
  3. (re)ler atentamente as instruções de submissão do relatório (formato PDF) nos dois sistemas:
    • OpenConf – necessário ter o código IEI, verificar os dados enviados por email;
    • Fenix – backup de segurança, submissão do ficheiro PDF de resposta que foi submetido no sistema OpenConf;
  4. Data de publicação do enunciado com as questões do RF
    • Disponível apenas no Sábado (dia 19.nov.2015) a partir das 17:00h.
    • O prazo para a submissão do ficheiro (formato PDF) com as respostas às questões do formulário do RF, nos dois sistemas (i.e., Fenix e OpenConf), termina às 20:00h.
    • Ficheiro PDF de resposta tem no máximo 3 páginasEste relatório segue o mesmo procedimento dos relatórios sobre as áreas científicas (i.e., usar o Template RF disponivel na seção "Dashboard do Aluno").
    • No PDF de resposta não necessitam de copiar o enunciado da questão, basta indicar Questão 1, Questão 2 e Questão 3.

• O link para a submissão deste entregável no sistema OpenConf será disponibilizado na secção “Dashboard do Aluno” no dia do RF.

O ficheiro PDF com as respostas às questões do RF não pode exceder três páginas. O formato do nome do ficheiro tem seguir a seguinte estrutura: 2016IEI-zz-RF-xxxxx.pdf, as variáveis ​​a itálico devem ser substituídos pela seguinte informação:

• zz = identificação de qual o campus (TP – TagusPark ou AL – Alameda)
  • xxxxx = número mecanográfico do aluno com apenas 5 dígitos. Um exemplo do nome de um ficheiro PDF válido:
    • 2016IEI-AL-RF-44683.pdf
    • 2016IEI-TP-RF-44683.pdf

Template para a elaboração das respostas ao enunciado do RF está disponivel no site de IEI na secção Dashboard do Aluno - proceder ao download do ficheiro:

Alunos Impedidos de realizar o Relatório Final

Informamos os alunos que não têm possibilidade de comparecer no dia 19.nov.2016 das 17:00 às 20:00h que será analisada a possibilidade de realizarem o Relatório Final (30% da avaliação continua) no dia do Exame agendado para 20.jan.2017.

Esta situação é aplicável apenas e só aos alunos que por razões devidamente fundamentadas comunicarem que estão impedidos de realizar o Relatório Final. Os alunos que se encontram nesta situação devem reportar o seu caso, preencher o formulário “Fundamentação do Impedimento - Realizar o Relatório Final”

Attachments