Caso de estudo para o Exame 2ª Época

Tendo por base a noticia sobre o projeto Maine’s Medicaid Mistakes recomendamos que façam uma pesquisa na web relacionada  com a identificação do problema reportado no editorial. O objetivo é procederem a uma compilação de informação sobre este caso de estudo de forma a ficarem com um conhecimento mais detalhado das causas que deram origem ao problema descrito e sobretudo procederem a uma reflexão (apoiada eventualmente com um debate sério no Piazza) relativamente ao conhecimento que um aluno da LEIC tem de ter para poder responder a este tipo de situação (analisada da perspetiva da Engenharia Informática).

Tenham em atenção que a notícia utiliza uma linguagem jornalística, com referência ao prejuízo em dólares causado pelo problema. Esta informação de índole financeira serve apenas para terem uma noção da gravidade e impacto causado pelo problema, todavia não é objeto de estudo estando por isso fora do âmbito e contexto da análise para o exame de IEI. Isto significa que a avaliação das respostas terá como critério a capacidade do aluno em expor de forma clara e corrente como é que os conhecimentos adquiridos na LEIC poderão contribuir para a resolução de problemas análogos ao que ocorreu no projeto Maine’s Medicaid Mistakes. Respostas jornalísticas com ideias dispersas e generalistas (sem evidência de rigor técnico-científico) serão penalizadas.

Evitar expressões evasivas sem uma fundamentação técnica adequada para avaliação do conhecimento apreendido pelo aluno sobre como procederia para a caracterização do problema e identificação do conhecimento necessário para a resolução deste tipo de problema. Pretende-se que o aluno seja capaz de analisar o caso de estudo da perspetiva da Engenharia Informática apresentando uma fundamentação assente nos objetivos de aprendizagem da(s) área(s) cientifica(s) que considerar mais ajustada(s) para responder aos desafios subjacentes ao problema descrito no caso de estudo.

Obs.: Relembramos que as inscrições para o exame de 2ª Época estão abertas até às 08:00h do dia 01/02/2017

• Só é garantido acesso ao exame aos alunos que estiverem inscritos.
  • O exame é presencial, realizado em sala, e são necessárias folhas de exame.
  • O exame é com consulta pelo que devem trazer os materiais que considerarem relevantes para apoio à elaboração das respostas. Podem usar o computador durante a realização da prova, todavia esta utilização é apenas e só para facilitar a consulta de materiais em formato digital.

Attachments