Sumários

29 outubro 2014, 09:30 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

7ª Semana - 29/Out (AL) – Aula 3h, com intervalo de 10 minutos.

1ª Parte

Informação geral sobre o funcionamento da UC – análise do registo de presenças, aspectos logísticos relacionados com a entrega do RTG para alguns grupos que tiveram problemas no agendamento da entrevista com a empresa start-up, análise dos resultados na pauta de avaliação. Recomendações sobre comportamento e boas práticas na gestão/coordenação de um trabalho de grupo. Esclarecimento de questões colocadas pelos alunos.

Introdução ao tema da semana – área de COM

28 outubro 2014, 10:30 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

7ª Semana - 28/Out (TP) – Aula 3h, com intervalo de 10 minutos.

2ª Parte

Importância da arquitetura de computadores na programação na era dos multicores. Especificidade da programação de arquiteturas especializadas como GPUs. Desenvolvimento de sistemas embebidos: programação em tempo real; interface com diversidade de dispositivos; recursos limitados; segurança e fiabilidade: safety-critical e reparação potencialmente difícil.

Oradores convidados: Prof. Luis Silveira (DEEC), Prof. Nuno Roma (DEEC) e Prof. José Carlos Monteiro (DEI).

28 outubro 2014, 09:00 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

7ª Semana - 28/Out (TP) – Aula 3h, com intervalo de 10 minutos.

Introdução ao tema da semana – área de COM

Com a participação activa do Prof. José Tribolet

6ª Aula - Arquitectura e Sistemas Operativos (ASO)

22 outubro 2014, 11:00 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

6ª Semana - 21/Out (AL) – Aula 3h, com intervalo de 10 minutos.

2ª Parte

Apresentação da área científica de ASO, introdução das bases científicas da Engenharia de computadores e das infra-estruturas informáticas de computadores, Sistemas operativos, Sistemas distribuídos, Computação em nuvem (Web), Data centres e requisitos de segurança.

Oradores convidados: Prof. Alves Marques, Prof. Miguel Pupo Correira e Prof. João Garcia

6ª Aula - Arquitectura e Sistemas Operativos (ASO)

22 outubro 2014, 09:30 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

6ª Semana - 22/Out (AL) – Aula 3h, com intervalo de 10 minutos.

1ª Parte

Informação geral sobre o funcionamento da UC - aspectos logisticos relacionados com a formação  dos grupos para a entrega de RTG

Recomendações sobre comportamento e boas práticas na gestão/coordenação de um trabalho de grupo;

Sessão de resposta a questões colocadas pelos alunos.