Programa

Introdução à Engenharia Biomédica

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica

Programa

- Apresentação da estrutura do curso, acompanhada dos argumentos que levaram a organizar este curso multi-disciplinar da forma actual. - Apresentação de casos típicos tirados da prática que serão analisados em conjunto de forma a estimular a análise critica dos estudantes e familiarizá-los com problemas encontrados na prática da EBM, nomeadamente nas seguintes áreas: - biomateriais, - órgãos artificiais, - biotecnologia, - bioinformática, - biologia computacional, - biomecânica, - instrumentação, - aquisição de sinais fisiológicos, - técnicas de diagnóstico, - Análise de um problema concreto (em pequenos grupos; por exemplo: como desenvolver e equacionar uma estratégia para obter uma solução e esquematizar a sua implantação prática). Neste contexto os grupos de estudantes serão estimulados a usar, tanto quanto possível fontes de informação da Internet, além de outras que serão distribuídas aos estudantes. Os estudantes terão de preparar um relatório das suas pesquisas, análises e soluções. Este relatório será apresentado por escrito e também oralmente e será discutido colectivamente em sessões de avaliação.