Sumários

AT14 - Teorema da recursão

2 novembro 2010, 15:30 Amilcar Sernadas

Noção de função inversa à direita de função computável não necessariamente injectiva. Resoluções alternativas da Ficha 3.

Conclusão da aula anterior: versão fraca do teorema da recursão como corolário do teorema de Kleene do menor ponto fixo.

Propriedades de relações de equivalência (CME e NFP). Lemas do teorema da recursão. Teorema da recursão. Início da demonstração da versão construtiva do teorema da recursão.

AULA PREJUDICADA PELA REALIZAÇÃO DE TESTE DE OUTRA DISCIPLINA NO PERÍODO IMEDIATAMENTE ANTERIOR.


AT13 - Teorema de Kleene

28 outubro 2010, 13:00 Amilcar Sernadas

Resolução da Ficha 3.

Teorema do menor ponto fixo de operador computável.


AP06 - Decidibilidade e listabilidade

27 outubro 2010, 09:30 Maria Cristina De Sales Viana Serôdio Sernadas

Exercícios sobre aplicação do Teorema de Rice para mostrar que um conjunto não é decidível e do Teorema de Rice-Shapiro para mostrar que um conjunto não é listável.


AT12 - Teorema de Myhill-Shepherdson

26 outubro 2010, 15:30 Amilcar Sernadas

Computabilidade implica monotonia. Computabilidade implica continuidade. Teorema de Myhill-Shepherdson (critério para computabilidade de operador). Noção de aplicação extensional e resultados associados, incluindo variante do Teorema de Myhill-Shepherdson (garantia de existência e unicidade de operador computável determinado por aplicação extensional).


AT11 - Operadores computáveis

21 outubro 2010, 13:00 Amilcar Sernadas

Operadores monótonos. Operadores finitários ou contínuos. Continuidade implica monotonia. Condição suficiente para que monotonia implique continuidade.

Ficha 3.