Projecto IA - Tetris

Nesta secção podem fazer download do enunciado do projecto.

Para além do enunciado, podem também encontrar um ficheiro com várias funções utilitárias para usarem no projecto.

Modelo de Relatório

Aqui podem fazer download de um modelo do relatório a entregar na 3.ª fase do projecto.

Errata

A especificação do método accoes está incompleta. Deve ser adicionada a seguinte frase à especificação deste método: "Quando o estado recebido é um estado terminal, deve ser retornado NIL (ou seja uma lista de acções vazia)".

Esta funcionalidade será testada explicitamente no teste 12 da 2.ª entrega, e será importante para a correcta implementação dos algoritmos de procura.

O carregamento do ficheiro utils.fas deverá ser feito no fim do vosso ficheiro.

A avaliação da qualidade e o torneiro irão dar maior importância à qualidade das jogadas do que ao tempo gasto pelo algoritmo. Vai ser usado um tempo limite para cada teste (20-30 segundos), e se a procura exceder o tempo vai automaticamente perder esse tabuleiro. Se retornar uma solução dentro do tempo limite, a pontuação obtida para cada tabuleiro irá então ser usada como medida da qualidade da procura. Serão usados tabuleiros com 4 a 6 peças por colocar.

Testes Mooshak para 2.ª Entrega

Os testes do Mooshak para a 2.ª entrega são compostos por dois grupos:
  • 10 testes usados na Entrega 1, 1 ponto cada teste
  • 17 testes exclusivos da Entrega 2, 3 pontos cada teste

Portanto, se passarem todos os testes irão obter 61 pontos. Este valor é apenas uma parte da nota da vossa avaliação, pois irão ser feitos mais testes sobre a qualidade do vosso projecto fora do Sistema Mooshak.

Os últimos 2 testes são testes à abstração de dados. Consistem na substituição do vosso tipo tabuleiro por uma representação alternativa, e os vossos algoritmos de procura/tipo estado têm que continuar a funcionar.

Foram disponibilizados publicamente os 10 testes referentes à 1.ª entrega, e alguns dos testes correspondentes à segunda entrega. Para cada teste público poderão consultar o ficheiro de input e output correspondente. Podem fazer download dos testes públicos aqui.

Testes Públicos Mooshak para 1.ª Entrega

Foi decidido disponibilizar alguns dos testes efectuados pelo sistema Mooshak para que os alunos consigam mais facilmente perceber alguns dos seus erros.
Para cada teste público poderão consultar o ficheiro de input e output correspondente. Podem fazer download dos testes publicos aqui.

Acesso sistema Mooshak

A submissão do projecto de IA é feita utilizado o sistema Mooshak. Para poder usar este sistema (e assim submeter o projecto) deverá:

Obter uma password para acesso ao sistema, seguindo as instruções na página: http://acm.tecnico.ulisboa.pt/~fpshak/cgi-bin/getpass-ia. A password ser-lhe-á enviada por e-mail. Se a password não lhe chegar de imediato, aguarde.

Após ter recebido a sua password, efectue o login no sistema através da página: http://acm.tecnico.ulisboa.pt/~fpshak. Preencha os campos com a informação fornecida no e-mail.

Utilize o botão "Browse..." no campo "Program", seleccione o ficheiro com extensão .lisp contendo todo o código do seu projecto. De seguida clique no botão "Submit" para efectuar a submissão. Aguarde que o sistema processe a sua submissão. Não é necessário submeter o ficheiros de exemplos.

Importante -  antes de submeter deverá remover a chamada ao ficheiro utils no vosso ficheiro principal:

(load (compile-file "utils.lisp"))

e substitui-la por

(load "utils.fas")

Deverão também remover/comentar qualquer impressão de comentários no ecrâ.

Quando a submissão tiver sido processada, poderá visualizar na tabela o resultado correspondente. Poderá ainda clicar no link com o resultado, para ver o número de testes passados/falhados. Sempre que fizer uma submissão irá receber automáticamente um email com o resultado dos testes efectuados. Se não receber, verifique o spam, pois este tipo de mail é facilmente classificado como spam.

Para sair do sistema utilize o botão "Logout".

Existem vários testes configurados no sistema. O tempo de execução de cada teste está limitado, bem como a memória utilizada. Só poderá efectuar uma nova submissão pelo menos 5 minutos depois da submissão anterior. Só são permitidas 10 submissões em simultâneo no sistema, pelo que uma submissão poderá ser recusada se este limite fôr excedido. Nesse caso tente mais tarde.

Alunos à procura de grupo:

Os seguintes alunos estão à procura de grupo para a realização do projecto.
  • bruno.soalheira_at_ist.utl.pt
deverão substituir _at_ por @

Portanto se estiverem interessados, entrem em contacto directamente com os alunos. Se pretenderem colocar o vosso contacto nesta lista entrem em contacto com o corpo docente.

Attachments