Métodos de Avaliação

Durante o semeste e periodo de exames: A avaliação de conhecimentos da cadeira não tem exame final, sendo apenas realizada avaliação do tipo contínuo com os seguintes componentes: 

1. Dois testes realizados em comum por todos os alunos. Durante a época de exames, existirá uma data para a repescagem dos dois testes. Se um aluno se apresentar à repescagem, a nota obtida no respectivo teste repescado será a melhor nota entre a nota da repescagem e a do teste correspondente. 

2. Projecto de programação em grupos de dois ou três alunos, com três entregas, duas em código e uma em relatório contribuindo para a nota do projecto em 30% a 1.ª entrega, 35% a 2.ª entrega e 35% o relatório. 

Para obter aprovação na cadeira, as seguintes condições têm que ser cumulativamente verificadas: 

1. A média aritmética dos dois testes realizados em comum é superior ou igual a 9.5 valores; 

2. A nota do projecto é superior ou igual a 9.5 valores. 

Nestas condições, a nota da cadeira (a qual deverá ser superior ou igual a 9.5 valores) é calculada por uma média ponderada da classificação obtida nas provas realizadas, com os seguintes pesos:

1. Projecto: 40 % 

2. Média aritmética dos dois testes: 60% 

A nota final na cadeira será pois dada pela seguinte fórmula: 

 NF = 0.6 * T + 0.4 * P  

Todas as componentes da avaliação têm que ser realizadas no mesmo semestre lectivo. 

Todas as notas serão colocadas na página da cadeira, podendo ser contestadas nas duas semanas seguintes à sua colocação. Após esse período de duas semanas as notas são consideradas definitivas e não se aceitam reclamações seja qual for o pretexto. 

Todo o aluno que for apanhado a copiar ou a deixar copiar numa dada prova será imediatamente reprovado na disciplina, podendo, para além da reprovação, ser levantado um processo disciplinar. O corpo docente da cadeira será o único juiz do que se considera ou não copiar numa dada prova.

A inscrição para a realização dos testes é obrigatória e deverá ser efectuada através da página da cadeira, com uma antecedência mínima de dois dias úteis. Não se garante aos alunos não inscritos a possibilidade de realizarem a sua avaliação, ficando isso dependente da disponibilidade de recursos na altura da prova.

Época Especial

O método de avaliação de época especial consiste num exame e num projecto, sendo a nota final obtida pela fórmula NotaFinal = 0.6 * Exame + 0.4 Projecto. A nota miníma em cada um dos componentes deve ser 9.5 valores. Quem tiver realizado o projecto na época de avaliação normal em 2014/2015, se tiver obtido a nota mínima, pode reaproveitar a nota do projecto.