Informação preliminar sobre o teste 2

28 maio 2021, 12:08 Pedro Resende

• O teste 2, que será no dia 4 de Junho, decorrerá no horário da aula de 6ª feira (10:00–11:30), sendo por isso realizado remotamente, de modo semelhante ao teste 1.
  • Em breve serão dadas (aqui no fénix, e nas aulas) instruções especiíficas sobre a realização do teste (endereço Zoom, hora exacta, etc.)
  • Na eventualidade de haver algum aluno ou alunos impossibilitados de realizar a prova remotamente, peço que me avisem a fim de se encontrar uma alternativa.

Avaliação contínua: resultados das idas ao "quadro"

28 maio 2021, 12:01 Pedro Resende

Está disponível na secção "Avaliação contínua" um ficheiro (Q.pdf) com os resultados finais de todas as idas ao "quadro".

Aula 22

26 maio 2021, 19:53 Pedro Resende

O ficheiro PDF da última aula (Aula 22.pdf) tinha uma gralha que corrigi.

Por favor descarreguem-no novamente.
(Na proposição de que os ideais primos não nulos de um PID são maximais faltava a hipótese de que os ideais não são nulos.)

Horário de dúvidas de amanhã (26 de Maio)

25 maio 2021, 16:16 Pedro Resende

O horário de amanhã não irá realizar-se. Os alunos que quiserem tirar dúvidas devem contactar-me por email para combinarmos outra hora, que poderá ser amanhã de tarde ou na 5ª feira de manhã.

Matéria para o teste 2

21 maio 2021, 12:25 Pedro Resende

• teste terá a duração de 40 minutos e será cotado para 4 valores.
  • Haverá quatro perguntas de 1 valor cada, cada uma podendo ter no máximo duas alíneas.
  • tipo e o nível de dificuldade das perguntas será comparável ao dos exercícios de nível médio do livro [DF], em particular ao dos exercícios que temos resolvido nas aulas.
  • matéria para o teste inclui a que foi dada até à semana que agora finda (exceptuando a matéria do teste 1), nomeadamente a das seguintes secções e respectivos exercícios:
  1. 2.3–2.5 (subgrupos, grupos/subgrupos cíclicos, reticulados de subgrupos)
  2. 3.1–3.3 (quocientes de grupos, subgrupos normais)
  3. 5.2 (apenas o teorema 3, que foi visto nas aulas)
  4. 6.3 (grupos livres)
  5. 7.1–7.6 (anéis, corpos, homomorfismos e quocientes, ideais, anéis de fracções, teorema chinês do resto)