Programa

Inteligência Artificial para Jogos

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

Programa

1. Visão Geral IA para Jogos. A falácia da complexidade. O papel da IA na experiência de jogo do jogador. Considerações acerca das limitações temporais e de memória. O motor de IA para jogos. Competições de IA para Jogos. 2. Procura de caminhos mais curtos. Grafo de caminhos. Dijkstra. A*. Aperfeiçoar o A*. Representação de mundos. Procura de caminhos hierárquica. Procura de caminhos em tempo real. Planeamento de movimento. 3. Movimento. Conceitos fundamentais de algoritmos de Movimento. Algoritmos de movimento “Kinematicos”. Comportamentos de condução. Utilização de Física para predição. Movimento coordenado. Controlo motor. 4. Decisão. Árvores de decisão. Máquinas de estado. Árvores de comportamento. Lógica “Fuzzy”. Comportamento baseado em objectivos. Sistemas baseados em regras. 5. IA para tácticas e estratégia. Tácticas com pontos de localização. Análise Táctica. Procura de caminhos táctica. Acções coordenadas. 6. Aprendizagem em Jogos. Conceitos fundamentais de aprendizagem. Modificação de Parâmetros. Predição de acções. Aprendizagem de decisões. Classificador “Naive Bayes”. Modelação do utilizador. 7. Jogos de Tabuleiro. Algoritmo minimax. Tabelas de transposição. Algoritmos de teste com memória. Jogos de estratégia baseados em turnos. 8. Desenhar IA para Jogos. Como desenhar a IA de um Jogo. Jogos de tiros. Jogos de condução. Jogos de estratégia em tempo real. Jogos de desporto. Jogos de estratégia baseados em turnos. 9. Utilização de IA em Narrativa Interactiva.