Exercícios propostos

Aula prática nº 4

Exercícios

  1. Realize duas versões da função strlen, uma em que utiliza índices e outra em que aplique aritmética de ponteiros.
  2. Números complexos são identificados pela sua parte real e complexa. Realize uma função que recebe dois números complexos como argumento e devolve a soma dos dois.
  3. Altera a funcao desenvolvida em 2 por forma a que esta não devolve o resultado da soma mas que o resultado da soma venha no primeiro argumento da função.
  4. Altere a função desenvolvida em 2 por forma a que a função devolva um ponteiro para um número complexo que tem o resultado da soma.
  5. Faça um programa que lê dois numeros complexos de cada vez no formato x+yi (ex: 5+3i). Caso seja inserido um número complexo inválido, deve-se pedir ao utilizador para inserir novamente um número complexo válido.
  6. Escreva uma função que recebe um ponteiro para um vector de inteiros e que calcula a média dos valores guardados no vector. Neste caso, o fim do vector é indicado pela posição com o valor -1.
  7. Escreva uma versão da função itoa que aceita um argumento adicional, o qual indica a largura mínima da cadeia de caracteres resultante. Cada número convertido deverá utilizar espacos em branco, à esquerda, para ocupar a largura especificada.