FAQs e esclarecimentos sobre o enunciado do projeto


Q: Na função que calcula o número aleatório, como conseguimos calcular (x < 62258), tendo em conta que uma comparação corresponde a uma subtração, e que as operações em P4 pressupõem números em complemento para dois?

R: A comparação pode ser efetuada interpretando os bits C e N de forma diferente do seu significado original para números em complemento para dois (fica como TPC pensarem como), mas, para simplificar, quem ainda não tiver resolvido dessa forma pode substituir na função o valor 62258 por 29491.


Q: Na função que calcula o número aleatório, quando utilizamos números com sinal e verificamos se x < 29491, estamos a obter menos que 95% de zeros. É normal?

R: Não. Deviam obter aproximadamente 95% de zeros. Devem ter em conta que CMP Rx, Ry é equivalente a SUB R0, Rx, Ry e uma vez que estão a comparar números com sinal, representados em complemento para dois, por vezes a subtração pode dar overflow e o valor do bit N pode estar errado.

Q: Qual é a representação dos cactos no ecrã do P4?

R: Recomenda-se que representem cada cacto por uma única coluna com uma determinada altura (por exemplo, 3 linhas). Outras soluções com catos a ocupar várias colunas serão também aceites, embora levem a uma solução mais complexa.

Q: Qual a "seta para cima" que deve ser utilizada para fazer o dinossauro saltar? A do teclado ou a do simulador?

R: A do simulador.

Attachments