Programa

Introdução à Arquitetura de Computadores

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Programa

Introdução e visão global: organização interna de um computador em termos de processador, memória, periféricos, barramentos; ciclo básico das instruções; noção de contador de programa e de endereço; interação com o exterior; componentes de um computador; estrutura interna de um processador; perspetiva histórica. Representação digital da informação: bases de numeração; operações aritméticas em bases 2, 8 e 16; códigos numéricos e alfanuméricos. Funções lógicas: álgebra de Boole; manipulação de expressões lógicas; portas lógicas básicas e sua realização física; codificadores e descodificadores; multiplexadores. Circuitos aritméticos: somadores e subtratores; multiplicadores e divisores; unidade lógica e aritmética (ULA). Circuitos sequenciais: registos e bancos de registos; memórias; separação entre circuito de dados e circuito de controlo. Conjunto de Instruções (ISA): instruções típicas; modos de endereçamento; pilha e rotinas; interrupções. Arquitetura de um processador: estrutura interna de um processador, codificação de instruções; bits de estado; registos especiais; unidade de processamento, banco de registos e ULA; unidade de controlo e micro-programação; análise da execução de instruções. Sistema de memória: endereçamento da memória, protocolos e descodificação de endereços; caches, princípios de funcionamento e racional de desempenho; memória virtual, princípios de funcionamento e sistema de tradução de endereços. Sistema de entradas e saídas: periféricos e barramentos; comunicação com o exterior (paralela e série, protocolos); temporizadores e interrupções.