Planeamento

Aulas Teóricas

Apresentação e introdução à disciplina.

Apresentação e introdução à disciplina. A importância da hidrologia. O programa da disciplina e o seu modo de funcionamento. Calendário das aulas práticas e datas de entrega dos trabalhos. 

Ciclo hidrológico.

Ciclo hidrológico. Grandes reservatórios de água a nível global, tempo médio de residência e fluxos dos reservatórios globais.  Balanço hidrológico. Simplificações do balanço. Ano hidrológico. 

Características das bacias hidrográficas e da rede hidrográfica

Características das bacias hidrográficas e da rede hidrográfica

Precipitação

Precipitação. Variabilidade da distribuição espacial e da distribuição temporal da precipitação anual. Medição pontual da precipitação: udómetros e udógrafos. Radares meteorológicos. Estimativas da precipitação sobre determinada área.

Evaporação e evapotranspiração.

Evaporação e evapotranspiração. Factores condicionantes: radiação solar, insolação, nebulosidade, velocidade do vento, humidade do ar. Balanço energético da terra. Evaporação de superfícies de água, de solos nús e transpiração da vegetação. Evapotranspiração potencial, real e cultural de referência. Medição da evaporação e da evapotranspiração. 

Fórmula de Penman. Fórmula de Penman-Monteith da FAO.

Fórmula de Penman. Fórmula de Penman-Monteith da FAO. 

Fórmulas de Thornthwaite e de Turc.

Thorthnwaite and Turc formulas

Caudal e escoamento

Escoamento nos cursos de água. Caudal e escoamento como integral do caudal em determinados intervalos de tempo. Altura hidrométrica, escalas e limnígrafos. Medição da velocidade do escoamento. Molinete hidráulico. Cálculo do caudal. Curva de vazão. Condições para o estabelecimento de estações hidrométricas. 

Formação e processos do escoamento

Formação e processos do escoamento. Avaliação do escoamento anual médio. Fórmulas de Keller, Wundt, Langbein e Turc. Relações regionais de Quintela. Carta do escoamento anual médio. 

Curvas de duração anual do caudal médio diário.

 Módulo e caudal semi-permanente ou mediano. Curva característica hidrológica. 

Água no solo.

Água no solo. Caracterização e importância. Classificação de solos. Teores de humidade médios em função da textura. Saturação, capacidade de campo, ponto de emurchecimento permanente, porosidade efectiva e água utilizável pelas plantas. 

Modelo de Green e Ampt.

Tensão superficial e capilaridade. Modelo de Green e Ampt: infiltração à capacidade do solo, tempo de encharcamento e infiltração acumulada. Resolução de problemas.

Modelo de Horton

Modelo de Green e Ampt: resolução de problemas. Modelo de Horton: capacidade de infiltração, tempo de encharcamento e infiltração acumulada. Esgotamento de bacias hidrográficas. 

Análise estatística de variáveis hidrológicas.

Análise estatística de variáveis hidrológicas aleatórias. Descritores amostrais. Funções de densidade e de distribuição de probabilidades. Representações gráficas. Probabilidade de não excedência e de excedência. Período de retorno. Risco hidrológico. 

Precipitações intensas

Precipitações intensas. Recordes mundiais e portugueses de precipitação com determinadas durações. Linhas de possibilidade udométrica e curvas IDF. 

Análise de cheias

Importância do estudo das cheias. Factores propiciadores do risco de cheia. Linhas isócronas. Tempo de concentração. Fórmulas de Gandotti, Temez e Kirpich. Duração crítica da precipitação. Diminuição para jusante do caudal específico de ponta de cheia. A fómula racional.

Hidrograma unitário.

Separação de hidrogramas: escoamento directo e escoamento de base. Precipitação útil e perdas.  Hidrograma unitário. Hidrogramas unitários sintéticos. Hidrograma em S e mudança da duração da precipitação do hidrograma unitário.  Distribuição não uniforme da precipitação útil. Hietograma que máximiza o caudal de ponta de cheia. 

Recursos hídricos subterrâneos

Recursos hídricos subterrâneos. Conceitos. Tipos de meios: Aquíferos e aquitardos. Sistemas aquíferos e os recursos hídricos subterrâneos de Portugal. 

Escoamento em meios porosos saturados.

Escoamento em meios porosos saturados. Lei de Darcy e hipóteses de Dupuit.

Métodos de avaliação de recarga.

Métodos de avaliação de recarga. 

Interaccção águas superficiais / águas subterrâneas

Interaccção águas superficiais / águas subterrâneas. Ecossistemas dependentes de àgua subterrânea

Amortecimento de cheias em albufeiras

Caracteristicas de uma albufeira. Níveis máximo de cheia (NMC), de pleno armazenamento (NPA) e mínimo de exploração (NmE). Volumes útil e morto.  Amortecimento de cheias em albufeiras.

Resolução de problemas

Resolução de problemas

Resolução de problemas

Resolução de problemas

Resolução de problemas

Resolução de problemas