Programa

Gestão

Licenciatura Bolonha em Engenharia Naval e Oceânica

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Programa

Parte I 1. Introdução à Gestão. 2. Organizações e Recursos Humanos — 2.1 Cultura, ética e estrutura das organizações. 2.2 Gestão de Recursos Humanos. 3. O Ambiente Económico — 3.1 Conceitos gerais. 3.2 Macroeconomia: Agentes económicos e fluxos económicos; Variáveis macroeconómicas; Economia de mercado e envolvente macroeconómica; O contexto da União Económica e Monetária. 3.3 Microeconomia: Mercados, Procura e Oferta; Economias de Escala, de Gama e de Experiência; Estruturas de mercado; O Papel do Estado. 4. A Informação Financeira — 4.1 Organização da informação financeira: papel e fundamentos da Contabilidade; 4.2 O Balanço e a Demonstração de Resultados; 4.3 Noções básicas de custeio; 4.4 Análise de Rácios Económico-financeiros 4.5. Análise custo-volume-resultado. Parte II 5. Análise de Projetos de Investimento — 5.1 Como calcular valores atuais e futuros: Capitalização e atualização; Inflação e taxas reais; Taxas de juro nominais e efetivas; Anuidades e perpetuidades. 5.2 Análise da rentabilidade de projetos de investimento: Cash-Flows; Taxa de atualização; Valor Atual Líquido; Taxa Interna de Rendibilidade; Período de Recuperação do Investimento; Índice de Rendibilidade. 6. Gestão Estratégica — 6.1 Introdução: o processo de formulação e execução da estratégia. 6.2 Análise da situação: Análise externa — envolventes geral e transacional; Análise Interna; Matriz SWOT. 6.3 Formulação da Estratégia: Estratégia ao nível corporativo; Estratégia ao nível do negócio; Estratégia ao nível funcional e operacional. 7. Marketing — 7.1 Introdução: conceitos fundamentais; comportamento do consumidor. 7.2 Segmentação, Targeting e Posicionamento (STP). 7.3 Marketing Mix: Produto; Preço; Promoção/Comunicação; Distribuição