Métodos de Avaliação

 

MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS

DISCIPLINA DE GESTÃO (HORIZONTAL) 2º SEMESTRE 2010-11

 

A avaliação da disciplina de Gestão inclui as seguintes componentes:

 

a) Avaliação Individual - 2 Testes e/ou Exame Final - vale até 18,5 valores da classificação final. O exame tem duas partes independentes, permitindo que os interessados façam apenas a 'repescagem' de uma parte da matéria se assim entenderem.

Os alunos podem fazer só os testes, só o exame, ou ambos. As avaliações são sem consulta. Para a componente que envolve cálculo, serão apenas permitidas calculadoras que não tenham capacidade de guardar texto.

  • Terão que ter a nota mínima de 7,5 valores em cada uma das partes da matéria.
  • A NOTA FINAL da Avaliação Individual será a média, da melhor nota obtida na primeira parte (teste/exame) com a melhor nota obtida na segunda parte da matéria (teste/exame),

 

b) Avaliação de grupo - Participação na competição (simulador) de gestão IST Management Challenge , valendo no máximo 1,5 valores da classificação final.  A competição pode contribuir entre 1,5 e 0,25 valores consoante a posição do grupo que o aluno integra no respectivo agrupamento competitivo, sendo de 0,25 valores a de quem se classificar em último lugar no respectivo agrupamento.   O aluno pode optar por não participar nesta competição, ficando assim com zero valores nesta componente (tal como se desistir ou for desclassificado) - e então a sua classificação será obtida a partir do seu desempenho nos testes e/ou exame final, até ao máximo de 18,5 valores e do bónus de assiduidade às aulas;

 

c) Bónus de assiduidade às aulas , até ao máximo de 1,5 valores correspondente à presença em 75% ou mais das aulas teóricas e práticas; mínimo de presença em 25% das aulas corresponde a 0,5 valores; valores intermédios entre 25% e 75% a calcular de forma linear; menos de 25% corresponde a 0 valores. Este bónus adiciona-se à classificação apenas se a soma de a)+b) só por si for igual ou superior a 9,50 valores (incluindo a hipótese de b)=0). [1]

 

NOTA FINAL = (Média 2 Testes + Nota ISTM) if > 9,5 + Assiduidade

 

 

- Datas dos dois testes e do exame final:

 

1º teste: 11 Abril 2011 - 20h

 

2º teste: 6 Junho 2011 - 18h30

 

Exame: 29 Junho 2011 - 9h00

 

Cada teste cobre sensivelmente metade do programa e contribui em 50% para um total de 18,5 valores.

 

A 1ª parte da matéria termina no capítulo do Marketing (inclusive), e é objecto de avaliação no primeiro teste e na primeira parte do exame; sendo a segunda parte da matéria avaliada pelo segundo teste e pela segunda parte do exame.

Para a realização de quaisquer destes testes e exame, os alunos terão que, obrigatoriamente, fazer a respectiva inscrição no Fénix, nos períodos a indicar. Caso o não façam, sujeitam-se à disponibilidade de lugar e enunciado.

Os alunos só poderão ter a nota lançada se estiverem inscritos na cadeira. Não se 'guardam' notas.

 

Os Trabalhadores-estudantes certificados pelo IST , podem optar por fazer a avaliação exclusivamente por testes/exame, sendo que nesse caso, esta componente da avaliação vale 20 valores (não entra a componente do IST Management Challenge e o bónus da assiduidade nas aulas).   Por defeito, a estes alunos será aplicado este método de avaliação; se desejarem optar pelo outro método têm que notificar o docente responsável da sua opção no final da cadeira.

 

Época Especial - Os alunos admitidos a época especial fazem um exame, sobre toda a matéria, seguindo um regime igual ao dos Trabalhadores- Estudantes.   Mantem-se a exigência de terem a nota mínima de 7,5 valores em cada uma das partes da matéria.

 

- Competição IST Management Challenge (Simulador de Gestão)

Os alunos são fortemente incentivados a participar numa competição de gestão empresarial (recorrendo a um simulador), com o patrocínio da empresa SDG.   Em Novembro decorrerá a jogada experimental seguida na semana seguinte das sessões de esclarecimento pela SDG nos dois campi.

 

Decisões On-Line:

Sessões de esclarecimento (é só necessário ir a uma)

·          Alameda:

o    1ª sessão: dia 2 de Maio das 12h às 13h QA1.3

o    2ª sessão: dia 3 de Maio das 17h às 18h - VA1

o    3ª sessão: dia 4 de Maio das 14h às 15h -PA2

·        Tagus Park:

o    1ª sessão: dia 2 de Maio das 15h às 16h (local a definir)

o    2ª sessão: dia 4 de Maio das 11h às 12h (local a definir)

 

Disponibilização das informações às equipas: 21 de Abril

·       Até às 13:00 horas de 28 de Abril - Decisão Experimental

·       Até às 13:00 horas de 13 de Maio - 1ª Decisão

·       Até às 13:00 horas de 17 de Maio - 2ª Decisão

·       Até às 13:00 horas de 20 de Maio - 3ª Decisão

·       Até às 19:00 horas de 24 de Maio - 4ª Decisão

·       Até às 13:00 horas de 27 de Maio - 5ª Decisão

 

As equipas (3-5 membros) serão classificados por grupo de equipas, e os membros das equipas terão um contributo para a nota final, de acordo com a seguinte tabela de classificações:

 

1º-1,5 val., 2º-1,25 val., 3º-1.0 val., 4º-0.75 val., 5º e 6º - 0.50 val., 7º e 8º-0.25 val.

 

Período de inscrições: Abertura das inscrições: 21 de Março. Prazo limite para as inscrições: 04 de Abril. Deverão ser efectuadas através do site http://www.sdg.pt/istmc, onde encontrarão também toda a informação necessária. Os alunos não inscritos, ou que não constem da lista actualizada do Fénix deverão contactar directamente a SDG para fazer a inscrição.

Qualquer esclarecimento adicional deverá ser solicitado à SDG, entidade gestora daquela competição, através dos contactos disponíveis no site.



[1] Em todas as aulas da disciplina de Gestão será feita, aleatoriamente durante o semestre, a contagem das assinaturas e dos alunos presentes. Se houver mais assinaturas que presenças a folha será anulada e todos os alunos que assinaram terão falta.