Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica

Mestrado Integrado em Engenharia Química

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

A u.c. de Gestão é lecionada a todos os cursos do 1º ciclo do IST, e tem como objetivo principal introduzir os alunos a um conjunto de conceitos e ferramentas que lhes irá permitir: • Compreender a natureza sistémica e integrada do funcionamento das organizações • Avaliar a multidisciplinaridade e recursos necessários ao funcionamento das organizações Pretende-se que os alunos fiquem habilitados com a introdução às competências profissionais fundamentais para o funcionamento das organizações tais como: Enquadramento Microeconómico, Gestão Estratégica, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade e Avaliação de Projetos. A aplicação dos conhecimentos adquiridos é válida tanto para empresas em atividade, como para projetos de empreendedorismo – p.ex. start-ups resultantes da Inovação & Desenvolvimento Tecnológico. A u.c. de Gestão tem também como objetivo introduzir os alunos ao funcionamento das empresas em ambiente real, e treinar o trabalho em equipa aplicando os conceitos e ferramentas analíticas lecionadas na u.c. Para isso inclui-se a participação destes na simulação empresarial ISTMC, em que grupos de alunos representam empresas que competem entre si simulando um mercado em ambiente real. Os melhores grupos são convidados a integrarem outras simulações empresariais até ao nível da competição internacional Global Management Challenge.