Métodos de Avaliação

MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS

DISCIPLINA DE GESTÃO (HORIZONTAL) 1º SEMESTRE 2009-10

A avaliação da disciplina de Gestão inclui as seguintes componentes:

a) 2 Testes e/ou Exame Final (este exame tem duas partes, permitindo que os interessados façam apenas a 'repescagem' de uma parte da matéria se assim entenderem) - valendo até 18.5 valores da classificação final;

b) Participação na competição (simulador) de gestão IST Management Challenge, valendo no máximo 1,5 valores da classificação final.  A competição pode contribuir entre 1,5 e 0,25 valores consoante a posição do grupo que o aluno integra no respectivo agrupamento competitivo, sendo de 0,25 valores a de quem se classificar em último lugar no respectivo agrupamento.  O aluno pode optar por não participar nesta competição, ficando assim com zero valores nesta componente (tal como se desistir ou for desclassificado) - e então a sua classificação será obtida a partir do seu desempenho nos testes e/ou exame final, até ao máximo de 18,5 valores e do bónus de assiduidade às aulas;

c) Bónus de assiduidade às aulas, até ao máximo de 1,5 valores correspondente à presença em 75% ou mais das aulas teóricas e práticas; mínimo de 0,5 valores para presença em 25% das aulas; valores intermédios entre 25% e 75% a calcular de forma linear. Este bónus adiciona-se à classificação obtida através das componentes anteriores, e apenas se a soma de a)+b) só por si for igual ou superior a 9,50 valores.

Em todas as aulas da disciplina de Gestão será feita, aleatoriamente durante o semestre, a contagem das assinaturas e dos alunos presentes. Se houver mais assinaturas que presenças a folha será anulada e todos os alunos que assinaram terão falta.

Os dois Testes/Exame Final irão valer 18,5 valores.

- Datas dos dois testes e do exame final.

1º teste: 05 Novembro, 19h

2º teste: 07 Janeiro, 13h

Exame: 28 Janeiro, 9h

Cada teste cobre sensivelmente metade do programa e contribui em 50% para um total de 18,5 valores.

A 1º parte da matéria termina no capítulo do Marketing (inclusive), e é objecto de avaliação no primeiro teste e na primeira parte do exame; sendo a segunda parte da matéria avaliada pelo segundo teste e pela segunda parte do exame.

As avaliações são sem consulta. Para a componente que envolve cálculo, serão apenas permitidas calculadoras que não tenham capacidade de guardar texto.

Os alunos podem fazer os testes, o exame, ou ambos. Os alunos têm assim a possibilidade de fazer a repescagem da matéria de um dos testes ou de ambos em exame. Os elementos de avaliação de cada uma das partes da matéria terão a nota mínima de 7,5 valores.

A NOTA FINAL será a média da melhor nota obtida na primeira parte (teste/exame) com a melhor nota obtida na segunda parte da matéria (teste/exame), acrescida, se for o caso, da componente de assiduidade e da participação no IST Management Challenge.

Para a realização de quaisquer destes testes e exame , os alunos terão que, obrigatoriamente, fazer a respectiva inscrição no Fénix, nos períodos a indicar. Caso o não façam, sujeitam-se à disponibilidade de lugar e enunciado.

Os alunos só poderão ter a nota lançada se estiverem inscritos na cadeira. Não se 'guarda' notas.

Os Trabalhadores-estudantes certificados pelo IST , podem optar por fazer a avaliação exclusivamente por testes/exame, sendo que nesse caso, esta componente da avaliação vale 20 valores (não entra a componente do IST Management Challenge e o bónus da assiduidade nas aulas).   Os alunos que optarem por este método têm que notificar o docente responsável da sua opção no início do funcionamento da cadeira.

- Competição IST Management Challenge (Simulador de Gestão)

Os alunos são fortemente incentivados a participar numa competição de gestão empresarial (recorrendo a um simulador), com o patrocínio da empresa SDG.   Durante o mês de Outubro decorrerão sessões de esclarecimento pela SDG nos dois campi de acordo com o seguinte calendário:

Alameda

27 de Outubro, pelas 12h - 13h anfiteatro GA5

28 de Outubro, pelas 15h - 16h anfiteatro FA1

29 de Outubro pelas 18h - 19h anfiteatro GA5

Taguspark

28 de Outubro - 13 às 14h

29 de Outubro - 13.30 às 14.30h

Sala 0.65/0.67/0.69

As equipas (3-5 membros) serão classificados por grupo de equipas, e os membros das equipas terão um contributo para a nota final, de acordo com a seguinte tabela de classificações:

1º-1,5 val., 2º-1,25 val., 3º-1.0 val., 4º-0.75 val., 5º e. 6º - 0.50 val., 7º e 8º-0.25 val.

As inscrições para a Competição IST Management Challenge decorrerão até ao Prazo Limite de 15 de Outubro , e deverão ser efectuadas através do site http://www.sdg.pt/istmc, onde encontrarão também toda a informação necessária.

Os alunos não inscritos, ou que não constem da lista actualizada do Fénix deverão contactar directamente a SDG para fazer a inscrição.

Qualquer esclarecimento adicional deverá ser solicitado à SDG, entidade gestora daquela competição, através dos contactos disponíveis no site.