Planeamento

Aulas de Problemas

Casos de estudo

Semana 2: Casos T1-C1 e c2

Casos de estudo

Semana 3: Casos T2-C1 e C2

Exercícios do ponto 3

Semana 4: Exercícios do ponto 3.

Exercícios do ponto 3

Semana 5: Exercícios do ponto 3 (conclusão)

Casos de estudo

Semana 6: Casos T4-C1, C2, C3

Casos de estudo

Semana 7: Casos 5-C1, C2video, C3

Qualidade

Semana 8: Gestão da Qualidade e casos T6-C1, C2

Casos de estudo

Semana 9: T7-C1, C2

Casos de estudo

Semana 10: T7-C3

Exercícios do ponto 8

Semana 11: exercícios do ponto 8

Exercícios do ponto 8

Semana 12: exercícios do ponto 8 (concl.)

Exercícios do ponto 9

Semana 13: exercícios do ponto 9

Exercícios do ponto 9

Semana 14: exercícios do ponto 9 (cont)

Exercícios do ponto 9

Semana 15: exercícios do ponto 9 (conclusão).

Aulas Teóricas

Semana 1

0.Introdução: Objectivos a atingir na disciplina. 1.1-A Gestão

Semana 1

1.2- A Gestão e a evolução das teorias da gestão

Semana 2

2.1-O ambiente global: envolvente geral e envolvente próxima

Semana 2

2.2-O ambiente económico e o contexto da União Europeia

Semana 3

3-Mercados: Procura e seus determinantes. Bens substitutos e bens complementares.

Semana 3

3-Mercados: (cont)-Elasticidade da procura. Oferta e seus determinantes. Equilíbrio do mercado. Custos e tecnologia.

Semana 4

3-Mercados: (cont)-Economias de escala, economias de gama, economias de experiência. Estruturas de mercado. Papel do Estado

Semana 4

4-Função Planeamento e Estratégia

Semana 5

4-Gestão Estratégica

Semana 5

5.1-Organização e modelos organizacionais

Semana 6

5.2-Cultura organizacional, ética e responsabilidade social

Semana 6

5.3-Liderança e Motivação

Semana 7

5.3-Gestão de Recursos Humanos

Semana 7

6-Inovação; Empreendedorismo

Semana 8

7- Marketing-Conceitos Fundamentais e Comportamento do Consumidor

Semana 8

7- Marketing-Segmentação, Escolha de mercados-alvo, Posicionamento.

Semana 9

7-Marketing-Mix: Produto, Preço.

Semana 9

7- Marketing-Mix: Distribuição, Comunicação.

Semana 10

8. A organização da informação financeira. Sistemas de informação para a gestão e para a contabilidade.

Semana 10

8 (cont.). A criação de uma empresa. Apresentação do Balanço e da Demonstração de Resultados e suas rubricas.

Semana 11

8(cont.)-Apresentação do Balanço e da Demonstração de Resultados e suas rubricas. Enquadramento dos conceitos contabilísticos. Rácios.

Semana 11

8(cont.)-Rácios .

Semana 12

8(cont.)-O modelo do ponto crítico

Semana 12

9- A dimensão temporal e o cálculo financeiro. Juros simples e compostos. Capitalização e actualização. Deflação. Taxas equivalentes.

Semana 13

9(cont)-A dimensão temporal e o cálculo financeiro. Juros simples e compostos. Capitalização e actualização. Deflação. Taxas equivalentes.

Semana 13

9(cont)- Análise de rendibilidade de projectos de investimento. Cash-flows de investimento e de exploração. O VAL.

Semana 14

9(cont)-A escolha da taxa de actualização. A TIR e sua relação com o VAL. Problemas no cálculo e na utilização da TIR. Período de recuperação do investimento. Índice de rendibilidade. A organização de um estudo de avaliação de um projecto de investimento.

Semana 14

9(cont)-A avaliação de uma empresa como caso particular de avaliação de um projecto de investimento