Planeamento
Aulas de Problemas
Casos de estudo
Semana 2: Casos T1-C1 e c2
Casos de estudo
Semana 3: Casos T2-C1 e C2
Exercícios do ponto 3
Semana 4: Exercícios do ponto 3.
Exercícios do ponto 3
Semana 5: Exercícios do ponto 3 (conclusão)
Casos de estudo
Semana 6: Casos T4-C1, C2, C3
Casos de estudo
Semana 7: Casos 5-C1, C2, C3, vídeo
Qualidade
Semana 8: Gestão da Qualidade e casos T6-C1, C2
Casos de estudo
Semana 9: T7-C1, C2
Casos de estudo
Semana 10: T7-C3
Exercícios do ponto 8
Semana 11: exercícios do ponto 8
Exercícios do ponto 8
Semana 12: exercícios do ponto 8 (concl.)
Exercícios do ponto 9
Semana 13: exercícios do ponto 9
Exercícios do ponto 9
Semana 14: exercícios do ponto 9 (cont)
Exercícios do ponto 9
Semana 15: exercícios do ponto 9 (conclusão).
Aulas Teóricas
Semana 1
0.Introdução: Objectivos a atingir na disciplina. 1.1-A Gestão
Semana 1
1.2- A Gestão e a evolução das teorias da gestão
Semana 2
2.1-O ambiente global: envolvente geral e envolvente próxima
Semana 2
2.2-O ambiente económico e o contexto da União Europeia
Semana 3
3-Mercados: Procura e seus determinantes. Bens substitutos e bens complementares.
Semana 3
3-Mercados: (cont)-Elasticidade da procura. Oferta e seus determinantes. Equilíbrio do mercado. Custos e tecnologia.
Semana 4
3-Mercados: (cont)-Economias de escala, economias de gama, economias de experiência. Estruturas de mercado. Papel do Estado
Semana 4
4-Função Planeamento e Estratégia
Semana 5
4-Gestão Estratégica
Semana 5
5.1-Organização e modelos organizacionais
Semana 6
5.2-Cultura organizacional, ética e responsabilidade social
Semana 6
5.3-Liderança e Motivação
Semana 7
5.3-Gestão de Recursos Humanos
Semana 7
6-Inovação; Empreendedorismo
Semana 8
7- Marketing-Conceitos Fundamentais e Comportamento do Consumidor
Semana 8
7- Marketing-Segmentação, Escolha de mercados-alvo, Posicionamento.
Semana 9
7-Marketing-Mix: Produto, Preço.
Semana 9
7- Marketing-Mix: Distribuição, Comunicação.
Semana 10
8. A organização da informação financeira. Sistemas de informação para a gestão e para a contabilidade.
Semana 10
8 (cont.). A criação de uma empresa. Apresentação do Balanço e da Demonstração de Resultados e suas rubricas.
Semana 11
8(cont.)-Apresentação do Balanço e da Demonstração de Resultados e suas rubricas. Enquadramento dos conceitos contabilísticos. Rácios.
Semana 11
8(cont.)-Rácios .
Semana 12
8(cont.)-O modelo do ponto crítico
Semana 12
9- A dimensão temporal e o cálculo financeiro. Juros simples e compostos. Capitalização e actualização. Deflação. Taxas equivalentes.
Semana 13
9(cont)-A dimensão temporal e o cálculo financeiro. Juros simples e compostos. Capitalização e actualização. Deflação. Taxas equivalentes.
Semana 13
9(cont)- Análise de rendibilidade de projectos de investimento. Cash-flows de investimento e de exploração. O VAL.
Semana 14
9(cont)-A escolha da taxa de actualização. A TIR e sua relação com o VAL. Problemas no cálculo e na utilização da TIR. Período de recuperação do investimento. Índice de rendibilidade. A organização de um estudo de avaliação de um projecto de investimento.
Semana 14
9(cont)-A avaliação de uma empresa como caso particular de avaliação de um projecto de investimento