Lab classes

Nesta secção pode encontrar os conteúdos associados às diferentes aulas de laboratório planeadas para o semestre.

Os guias de laboratório consistem de conjuntos de exercícios relacionados com a matéria teórica, vários deles envolvendo a implementação e experimentação de programas com um motor de execução para expressões/programas XQuery.

Na semana anterior a cada aula, os alunos devem abordar a resolução dos exercícios do laboratório correspondente em trabalho autónomo, tendo-se que as aulas de laboratório servirão essencialmente para o esclarecimento de dúvidas relativas à resolução dos exercícios.

Software utilizado nas aulas de laboratório

Nas aulas de laboratório da disciplina de Gestão e Tratamento de Informação iremos utilizar uma base de dados para documentos XML de nome Qizx.

Todos os exemplos e materiais associados às aulas de laboratório da disciplina de Gestão e Tratamento de Informação foram testados com a plataforma Qizx, muito embora existam outros pacotes de software alternativos, os quais poderão ser utilizados pelos alunos (sem suporte por parte dos docentes da disciplina). Dois exemplos são as BDs XML BaseX ou Zorba.
NOTA: Em máquinas Linux, por forma a executar o software Qizx,  aconselha-se aos alunos a utilização do Java Development Kit da Oracle, em alternativa ao OpenJDK. Foram reportados problemas com a utilização da interface gráfica do QizX em máquinas com sistema operativo Debian, em que o Java Development Kit por omissão é o OpenJDK (i.e., a distribuição do OpenJDK não inclui algumas bibliotecas de sistema associadas às APIs AWT do Java).

NOTA PARA UTILIZADORES AVANÇADOS: A utilização de métodos Java em expressões XQuery, com o sistema Qizx, requer a introdução de modificações no ficheiro qizx.conf, por forma a contornar restrições de segurança. Em particular, o parâmetro allowed_classes deve ser alterado, por forma a que no mesmo se faça referência às classes Java que se pretendem utilizar. Neste parâmetro, deve ser apresentada a lista de classes que se pretende utilizar, com virgulas enquanto separadores. Deve ainda ser utilizado um parâmetro -config [path-ficheiro-configuração] na invocação dos programas qizx ou quixstudio, por forma a que estas ferramentas usem o ficheiro de configuração como alternativa à configuração por omissão.