Software Utilizado nas Aulas de Laboratório

Nas aulas de laboratório da disciplina de Gestão e Tratamento de Informação iremos utilizar uma base de dados para documentos XML de nome Qizx.

NOTA: Em máquinas Linux, por forma a executar o software QizX,  aconselha-se aos alunos a utilização do Java Development Kit da Sun, em alternativa ao OpenJDK. Foram reportados problemas com a utilização da interface gráfica do QizX em máquinas com sistema operativo Debian, em que o Java Development Kit por omissão é o OpenJDK (i.e., a distribuição do OpenJDK não inclui algumas bibliotecas de sistema associadas às AWT do Java).

NOTA: A utilização de métodos Java em expressões XQuery, com o sistema QizX, requer a introdução de modificações no ficheiro qizx.conf, por forma a contornar restrições de segurança. Em particular, o parâmetro  allowed_classes deve ser alterado, por forma a que no mesmo se faça referência às classes Java que se pretendem utilizar. Neste parâmetro, deve ser apresentada a lista de classes que se pretende utilizar, com virgulas enquanto separadores. Deve ainda ser utilizado um parâmetro -config [path-ficheiro-configuração] na invocação dos programas qizx ou quixstudio, por forma a que estas ferramentas usem o ficheiro de configuração como alternativa à configuração por omissão.