Métodos de Avaliação

Avaliação (válida na época normal e na época de recurso)

Nota final (NF):

NF=Max{E; 50%E+50%AC}

Exame (E):

- Questões teóricas (10,0 valores) que cobrem toda a matéria dada

- Questões práticas (10,0 valores) que cobrem toda a matéria dada, incluindo os laboratórios

Avaliação contínua (AC = L+QT):

A avaliação contínua é opcional.

Laboratório (L):

As aulas de laboratório realizam-se nas aulas práticas mediante inscrição em cada turno. Está prevista a criação de um turno extra para evitar a lotação excessiva dos laboratórios. Essa aula será a combinar com o delegado de ano. Estão previstos 5 trabalhos de laboratório, cada um com a nota máxima de 3 valores em 20 valores.  Os relatórios serão realizados em grupos entre 3 a 5 alunos (tamanho ideal: 4 alunos).

A frequência na aula de laboratório respectiva é obrigatória para a entrega do relatório e sua contabilização na nota (há controlo das presenças). Os trabalhos não entregues contarão como 0 valores na soma da nota dos relatórios. Mesmo que um aluno falte a uma aula de laboratório pode sempre frequentar as restantes e entregar os respectivos relatórios.

L=soma da nota dos 5 relatórios (total entre 0 e 15 valores).

A nota referente à componente das aulas de laboratório realizadas no ano passado  (2018-2019) é válida este ano (2019-2020). Os alunos que pretendam fazer melhoria desta componente de avaliação podem fazer os laboratórios em falta, ou repetir os laboratórios. Em ambos os casos, a frequência na aula de laboratório é obrigatória. Podem fazer melhoria de alguns laboratórios e só contará a nota melhor. Os alunos nestas condições terão ainda que realizar a componente QT para terem a totalidade da nota da avaliação contínua.

Quiz tests (QT):

Serão realizados 5 a 6 quiz tests surpresa nas aulas teóricas, durante o semestre (nos últimos 15 minutos da aula). Contam apenas 4 para a avaliação. Cada teste será cotado de 0 a 1,25 valores e terá entre 3 a 5 questões teóricas de escolha múltipla. A frequência da aula teórica é obrigatória para a entrega do teste, como é óbvio.

A nota desta componente é a soma das notas dos 4 melhores testes. Se o aluno tiver feito menos de 4 testes, os testes não realizados contarão como 0 valores na soma da nota dos testes.

QT= soma da nota dos testes (total entre 0 a 5 valores).

Para APROVAÇÃO - tem que se verificar em simultâneo

1- na teoria do exame, mínimo de 2,5 valores (em 10 valores), independentemente de o aluno ter ou não a componente de avaliação contínua.

2- NF>=9,5 Valores com

E>=8,0 valores se AC>=9,5valores,

ou        E>=9,5 valores caso contrário.

Basicamente, um aluno pode passar com 8,0 valores no exame (desde que tenha o mínimo de 2,5 valores na teoria) se tiver feito a avaliação contínua com nota AC>=11 valores.

A avaliação contínua não será contabilizada em época especial.