Programa

Grandes Desafios e os Recursos da Terra

Licenciatura Bolonha em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos

Programa

A UC será leccionada em formato de project-based learning, onde os alunos com o auxilio de um supervisor irão desenvolver um trabalho individual e um trabalho de grupo sobre um dos desafios. Por exemplo, baseado num caso real de uma mina identificar quais são os contributos para os indicadores de desenvolvimento sustentável e sugerir um conjunto de medidas de melhorias concretas para aumentar o desempenho. Os alunos deverão aprender a formular um problema (questionar) e a colectar, organizar, analisar (desenvolver o espírito crítico), sintetizar e combinar informação a partir de referências bibliográficas técnicas/científicas para responder a uma pergunta técnica/científica. Treinar os alunos na expressão escrita e oral, incluindo capacidade de argumentação e debate de ideias. Estas aulas serão complementada com alguns seminários.