Métodos de Avaliação

Método de avaliação:


A avaliação da UC tem duas componentes: uma componente escrita (com peso 0.75) e uma componente laboratorial (com peso 0.25). Para aprovação é necessária a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 9.5 valores.


1.componente escrita 

A avaliação escrita pode ser realizada por testes ou exame. É obrigatória a inscrição para testes e exames.


1.1 avaliação por testes 

Dois testes durante o semestre. É possível melhorar a classificação de um dos testes na primeira data de exame, sendo a opção entre repetição de um teste ou realização de exame feita no momento de inscrição. A média aritmética (calculada sem arredondamentos) das classificações dos dois testes (com eventual melhoria de um teste na primeira data de exame) contribui para a classificação final com um peso de 0.75.

Ctestes = max(0.5 x (teste1, teste2), 0.5 x (teste1melhoria, teste2), 0.5 x (teste1, teste2melhoria))


1.2 avaliação por exame

Duas datas de exame. Na primeira data de exame é possível optar, no momento de inscrição, pela melhoria de um dos testes.  Alunos aprovados pela avaliação por testes podem realizar os exames para melhoria de classificação (ou melhoria de um dos testes na primeira data e exame para melhoria na segunda data). A classificação do exame (ou a melhor das classificações se realizados dois exames) contribui para a classificação final com um peso de 0.75.

Cexame = max(exame1, exame2)


2. componente laboratorial

Três trabalhos de laboratório obrigatórios, não havendo lugar a repetição para melhoria. A classificação da componente laboratorial é dada pela média aritmética (sem arredondamentos) das classificações dos três trabalhos. Os laboratórios são parte integrante da UC, sendo aprovação (classificação igual ou superior a 9.5 valores) nesta componente obrigatória para aprovação na UC.

Clab = (1/3) x (lab1+lab2+lab3)


3. classificação final 

Cfinal = 0.75 x max(Ctestes, Cexame) + 0.25 x Clab