Métodos de Avaliação
A disciplina tem duas componentes de avaliação contínua (avaliação nas aulas laboratoriais/práticas e avaliação por projeto) e um exame de recurso opcional. Todas as componentes da avaliação têm que ser realizadas no mesmo ano, não se guardando notas de um ano para o outro.
Avaliação contínua (100%):
A avaliação nas aulas laboratoriais é constituída por sete mini-testes realizados nas aulas de laboratório a partir da segunda semana de aulas. Os alunos deverão resolver os exercícios individualmente e sem consulta no início das aulas. A média das seis melhores notas dá a componente de laboratório.
Para obter aprovação na disciplina, a nota de laboratório L terá que ser igual ou superior a 9,5 valores.
Existirão dois projetos individuais de programação. Qualquer aluno poderá ser sujeito a uma oral de qualquer uma das entregas do projeto (ao critério do corpo docente da disciplina) cujo resultado será a nota final da entrega. A nota de projeto P é calculada por:
P = 50% P1 + 50% P2
Para obter aprovação na disciplina, é obrigatório realizar as duas entregas do projeto e a nota de projeto P terá que ser igual ou superior a 9,5 valores.
Nota final na “época normal”:
Sendo L a nota de laboratório e P a nota de projeto, a nota final da disciplina é calculada da seguinte forma:
NF = 50% P + 50% L
Nota final na “época de recurso”:
Após o fim das aulas realiza-se um exame de recurso opcional sobre toda a matéria que permite substituir a componente de avaliação contínua correspondente aos mini-testes (L):
NF = 50% P + 50% max{L, E}
Para obter aprovação na disciplina por exame, a nota do exame terá que ser igual ou superior a 8 valores.
Trabalhadores Estudantes:
Os trabalhadores estudantes serão avaliados de forma idêntica à dos restantes estudantes. Se existir prova oral ou discussão de projeto, os trabalhadores estudantes deverão comparecer no horário e local a combinar com o corpo docente.
Época Especial:
O método de avaliação em época especial é igual à época normal, os alunos realizarão um projeto e um exame sobre toda a matéria, sendo a nota final dada por:
NF = 50% P + 50% E
Alunos que obtiveram 9,5 ou mais valores em alguma das componentes de avaliação (P ou L/E) durante a época normal, poderão realizar apenas a avaliação em época especial da(s) componentes(s) reprovadas.
Para obter aprovação na disciplina, a nota final terá que ser igual ou superior a 9,5 valores.
Fraude:
Todo o aluno que for apanhado a copiar ou a deixar copiar numa dada prova será imediatamente reprovado na disciplina, podendo, para além da reprovação, ser levantado um processo disciplinar.
Todos os projetos da Alameda e do Tagus serão comparados entre si por programas automáticos para detetar cópias. A incorporação de código que foi obtido de terceiros, nomeadamente da Internet, pode levar à anulação da prova e consequentemente à reprovação da disciplina.