Notas do Projecto

Enunciado do Projecto

Já está disponível o enunciado do projecto. O prazo de entrega é o dia 19 de Dezembro. Informações sobre como entregar o relatório e o código encontram-se na Secção 6 do enunciado. (versão 1.3, actualizado a 8/12/06, consultar Errata 1.3)

Interface

Para utilizar a interface coloque o ficheiro interface-xpto.zo, e a pasta xpm na directoria do seu programa, e siga as instruções do enunciado. Deverá renomear o ficheiro interface-xpto.zo para interface.zo.

Biblioteca de Manipulação de Strings

Para auxiliar a definição dos procedimentos de conversão para a representação externa do mundo, (secção 2.4 do enunciado), foi criada uma biblioteca com algumas funções sobre strings. Foram também criados alguns exemplos de utilização desta biblioteca. Deverá renomear o ficheiro strings-xpto.zo para strings.zo.

Módulo Tabuleiros

Para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades no projecto aqui está o módulo de manipulação de tabuleiros (TPC3). Este módulo disponibiliza todas as funções pedidas nas alíneas 2 e 3 do TPC3, bem como a função n-colunas-tabuleiro que retorna o número de colunas do tabuleiro. As funções linha? e tabuleiro? recebem um predicado e um objecto e retornam true se e só se todos os elementos da linha, respectivamente todos os elementos do tabuleiro, satisfazem o predicado. Deverá renomear o ficheiro tabuleiro-xpto.zo para tabuleiro.zo.

Nota: Não é necessário a utilização deste módulo ou de qualquer outro módulo de tabuleiros. Os alunos podem optar por implementações diferentes que não recorram à utilização de tabuleiros.

Testes do Simulador

O ficheiro testes.zip disponibiliza uma série de testes que os alunos poderão utilizar para verificar a correcção do seu simulador. No cabeçalho de cada ficheiro encontra-se uma breve descrição da evolução de cada um dos exemplos. Os testes disponibilizados de forma alguma reflectem a totalidade dos testes a que o programa será sujeito. É da responsabilidade dos grupos elaborar outros tipos de testes na fase da depuração semântica do simulador. (Actualizado a 8/12, havia uma discrepância entre a ordem dos argumentos do procedimento simSoc nos testes e a pedida do enunciado)

NOTA: Estes testes deverão ser executados com espírito crítico por parte dos grupos. Qualquer incorrecção na descrição dos exemplos deverá ser corrigida pelos grupos. Em nenhum caso um grupo poderá alegar incorrecção nos exemplos para justificar uma execução incorrecta do seu programa.

Modelos de Relatório

Para ajudar os grupos na estruturação do relatório do projecto, encontram-se disponíveis os ficheiros Modelo-Documentacao-Tecnica.doc e Modelo-Manual-Utilizador.doc como exemplos de possíveis manuais técnicos e de utilizador.