Métodos de Avaliação

A disciplina tem dois componentes de avaliação contínua (avaliação nas aulas práticas e avaliação por projeto) e um exame final. Todas as componentes da avaliação têm de ser realizadas no mesmo semestre, não se guardando notas de um semestre para o outro.

Avaliação Contínua

A avaliação nas aulas práticas é constituída por exercícios realizados nas aulas práticas. Na última meia hora de cada aula prática é distribuído um problema para resolver. Os alunos deverão resolver esse problema individualmente e sem consulta.

Existirão dois projetos individuais de programação, com datas de entrega, planeadas para 31 de Outubro e para 5 de Dezembro. Qualquer aluno poderá ser sujeito a uma oral de qualquer uma das entregas do projeto (ao critério do corpo docente da disciplina) cujo resultado será a nota final da entrega. Para obter aprovação na disciplina, é obrigatório realizar as duas entregas do projeto e a média aritmética das duas entregas terá que ser superior ou igual a 9.5 valores.

Exame

Após o fim das aulas realiza-se a 9 de Janeiro um exame sobre toda a matéria. Existirá uma segunda chamada para esse exame a 31 de Janeiro. Para obter aprovação na disciplina, a nota do exame terá que ser superior ou igual a 9.5 valores.

Nota Final

Sendo T a média aritmética dos n-2 melhores trabalhos das aulas práticas (sendo n o número de avaliações nas aulas práticas), P a média aritmética das duas notas do projeto, e a nota do exame, a nota final da disciplina é o maior dos seguintes dois valores:

0.2*T + 0.3*P + 0.5*E

0.3*P + 0.7*E

Época Especial

O exame de época especial tem um componente prático correspondente a um projeto de programação e um componente teórico. A nota final corresponde à nota do exame da época especial.

Trabalhadores Estudantes

Os trabalhadores estudantes serão avaliados de forma idêntica à dos restantes estudantes. Se existir prova oral ou discussão de projeto, os trabalhadores estudantes deverão comparecer no horário e local a combinar com o corpo docente.

Fraude

Todo o aluno que for apanhado a copiar ou a deixar copiar numa dada prova será imediatamente reprovado na disciplina, podendo, para além da reprovação, ser levantado um processo disciplinar.

Todos os projetos da Alameda e do Tagus serão comparados entre si por programas automáticos para detetar cópias. A incorporação de código que foi obtido de terceiros, nomeadamente da Internet, pode levar à anulação da prova e consequentemente à reprovação da disciplina.

Avaliação Oral

Qualquer aluno poderá ser sujeito a uma oral (ao critério do corpo docente da disciplina) cujo resultado será a nota final.

Quando um aluno é submetido a prova oral, a nota obtida nessa oral será a nota final da disciplina.