Métodos de Avaliação

Componentes da avaliação

 

·     Avaliação contínua nas aulas práticas (AC). Esta avaliação é realizada em grupos de 3 alunos nas aulas práticas das semanas de 30/09 a 04/10; 14/10 a 18/10; 11/11 a 15/11; e 25/11 a 29/11. Será dado um exercício para resolver nos últimos 30 minutos da aula. Embora o trabalho seja em grupo, a avaliação é individual, correspondendo a uma das notas 0, 5, 10, 15 e 20. Se um aluno não estiver presente numa aula prática em que há avaliação, será classificado com zero.  A nota deste componente corresponde à média aritmética simples das quatro provas realizadas.

 

·     Projectos de programação em grupos de dois ou de três alunos. Durante o semestre serão realizados dois projectos de programação em grupo. A inscrição nos grupos para os projectos é realizada através do sistema Fénix. Poderão ser formados grupos diferentes no primeiro e no segundo projecto. A nota correspondente à componente do projecto (NP) é calculada como uma média ponderada das notas dos dois projectos, com um peso de 30% correspondente ao primeiro projecto e um peso de 70% correspondente ao segundo projecto. A nota do projecto NP não pode ser inferior a 9.5 valores (sem arredondamentos).

 

·     Dois testes realizados em comum por todos os alunos com uma duração de uma hora e meia. Os testes realizam-se nos dias 26/10 às 09:00 e 10/01 às 09:00. A matéria para os testes corresponde a toda a matéria leccionada nas aulas teóricas até ao final da semana anterior à realização do teste e a toda a matéria leccionada nas aulas práticas até ao final da semana da realização do teste. A inscrição para os testes é obrigatória. Durante época de exames, existirá uma data para a repescagem de um dos testes (no dia 25/01 às 09:00). Se um aluno se apresentar à repescagem, a nota obtida no respectivo teste será a nota da repescagem, independentemente de esta ser superior ou inferior à do teste. A nota deste componente (NT) corresponde à média aritmética dos dois testes e não poderá ser inferior a 9.5 valores (sem arredondamentos).

 

Todas as componentes da avaliação têm que ser realizadas no mesmo semestre, não se guardando notas de um semestre para o outro.

 

Cálculo da nota final

 

Para os alunos com NT ≥ 9.5 valores e NP ≥ 9.5 valores, a nota da disciplina é calculada como o maior valor obtido pelos seguintes cálculos:

a)    0.6 * NT + 0.3 * NP + 0.1 * AC;

b)    0.65 * NT + 0.35 * NP.

 

Todo o aluno que for apanhado a copiar ou a deixar copiar numa dada prova será imediatamente reprovado na disciplina, podendo, para além da reprovação, ser levantado um processo disciplinar.

 

Todos os projectos serão comparados entre si por programas automáticos para detectar cópias. A incorporação de código que foi obtido de terceiros, nomeadamente da internet pode levar à anulação da prova e consequentemente à reprovação da disciplina.

 

Orais

São aceites pedidos de prova oral por parte de um aluno quando a sua nota final for superior ou igual a 16 valores;

Qualquer aluno poderá ser sujeito a uma oral (ao critério do corpo docente da disciplina, por exemplo quando a nota do projecto for muito mais alta do que a média dos testes) cujo resultado será a nota final;

Quando um aluno é submetido a prova oral, a nota obtida nessa oral será a nota final da disciplina.


 

Época Especial

 

Em época especial (para os alunos que tenham direito a esta) será apenas realizado um exame com a duração de 3 horas, sendo a nota obtida no exame a nota final na disciplina.