Métodos de Avaliação

Método de Avaliação

A avaliação de conhecimentos da cadeira não tem exame final, sendo apenas realizada avaliação do tipo contínuo com os seguintes componentes:

1. Avaliação dos alunos durante as aulas práticas recorrendo à resolução de exercícios no quadro (estas avaliações são classificadas com uma das notas 0; 5; 10; 15; 20). Cada aluno das aulas práticas terá no mínimo duas avaliações em aulas diferentes. Os trabalhadores estudantes devem comparecer pelo menos a duas aulas práticas.

2. Dois testes realizados em comum por todos os alunos. Durante época de exames, existirá uma data para a repescagem de um dos testes. No entanto, se um aluno se apresentar à repescagem, a nota obtida no respectivo teste será a nota da repescagem, independentemente de esta ser superior ou inferior à do teste.

3. Projecto de programação em grupos de dois ou três alunos, com três entregas.

Para obter aprovação na cadeira, as seguintes condições têm que ser cumulativamente verificadas:

1. A média aritmética dos dois testes realizados em comum é superior ou igual a 9.5 valores;

2. A nota do projecto é superior ou igual a 9.5 valores.

Nestas condições, a nota da cadeira (a qual deverá ser superior ou igual a 9.5 valores) é calculada por uma média ponderada da classificação obtida nas provas realizadas, com os seguintes pesos:

1. Projecto 35 %
2. Média aritmética dos exercícios das aulas prática 20 %
3. Média aritmética dos dois testes 45%

Todas as componentes da avaliação têm que ser realizadas no mesmo semestre lectivo.

Todas as notas serão colocadas na página da cadeira, podendo ser contestadas nas duas semanas seguintes à sua colocação. Após esse período de duas semanas as notas são consideradas definitivas e não se aceitam reclamações seja qual for o pretexto.

Todo o aluno que for apanhado a copiar ou a deixar copiar numa dada prova será imediatamente reprovado na disciplina, podendo, para além da reprovação, ser levantado um processo disciplinar. O corpo docente da cadeira será o único juiz do que se considera ou não copiar numa dada prova.

Testes

As datas de realização dos testes são:

- Primeiro Teste:  5 de Novembro de 2011 às 9h00;

- Segundo Teste:  23 de Janeiro de 2011 às 9h00.

- Repescagem do Primeiro Teste ou do Segundo Teste: 6 de Fevereiro às 9h00.

A inscrição para a realização dos testes é obrigatória e deverá ser efectuada através da página da cadeira, com uma antecedência mínima de dois dias úteis. Não se garante aos alunos não inscritos a possibilidade de realizarem a sua avaliação, ficando isso dependente da disponibilidade de recursos na altura da prova. A avaliação nos testes incide sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas até ao final da semana anterior à realização do teste e sobre toda a matéria leccionada nas aulas práticas até à semana da realização do teste (inclusivé).

Projecto

O projecto está dividido em três fases. Na primeira fase a entrega do projecto será a 15 de Novembro de 2011 às 15h. Na segunda fase a entrega do projecto será a 2 de Dezembro de 2011. Na terceira fase a entrega do projecto será a 3 de Janeiro de 2012. O projecto deve ser realizado em grupos de dois ou de três alunos. Não serão, sob pretexto algum, permitidos grupos com mais alunos. Para além da submissão electrónica, o projecto deve compreender uma listagem do programa e um relatório, e deve ser entregue dentro de uma capa plástica ou encadernado. A capa deve apresentar visivelmente o número do grupo e os números e nomes dos alunos a que corresponde. Projectos que não sejam entregues nestas condições serão penalizados com três valores.

Melhorias de nota

Os alunos que desejem realizar melhoria de nota, tendo obtido aprovação à cadeira no ano lectivo anterior (de acordo com as regras do IST), devem proceder à sua inscrição na secretaria de graduação do IST na altura devida. A melhoria tem ser efectuada em todas as componentes da avaliação da cadeira (teórica e prática).

Orais

As provas orais estão sujeitas ao regulamento geral do IST: podem ser solicitadas pelo Professor Responsável da Disciplina ou pelo aluno. Qualquer aluno poderá ser sujeito a uma oral (ao critério do corpo docente da cadeira, por exemplo quando a nota do projecto for muito mais alta do a da média dos testes) cujo resultado será a nota final. São aceites pedidos de prova oral por parte de um aluno quando a sua nota final for superior ou igual a 16 valores. Quando um aluno é submetido a prova oral, a nota obtida nessa oral será a nota final da cadeira.

Época especial

Em época especial (para os alunos que tenham direito a esta) será apenas realizado um exame sendo a nota obtida no exame pelo aluno a sua nota final na cadeira. Os alunos interessados em efectuar o exame de época especial devem entrar em contacto com o corpo docente antes do início do período de época especial.