Métodos de Avaliação

Método de Avaliação

A avaliação de conhecimentos da cadeira não tem exame final, sendo apenas realizada avaliação do tipo contínuo com os seguintes componentes:

 - Mini-testes realizados nas aulas práticas. Serão realizados 4 mini-testes. Os mini-testes são realizados na parte final das aulas práticas e têm uma duração de 30 minutos. A matéria dos mini-testes corresponde à matéria leccionada nas aulas teóricas das duas semanas anteriores. Cada mini-teste é constituído por um componente teórico e por um componente prático. Mini-testes não realizados ou que não sejam realizados na respectiva aula prática serão classificados com zero valores.

 - Dois testes realizados em comum por todos os alunos. Durante época de exames, existirá uma data para a repescagem de um dos testes.

 - Projecto de programação em grupos de três alunos.

 

Para obter aprovação na cadeira, as seguintes condições têm que ser cumulativamente verificadas:

 - A média aritmética dos dois testes realizados em comum é superior ou igual a 9.5 valores;

 - A nota do projecto é superior ou igual a 9.5 valores.

 

Nestas condições, a nota da cadeira (a qual deverá ser superior ou igual a 9.5 valores) é calculada por uma média ponderada da classificação obtida nas provas realizadas, com os seguintes pesos:

 - Projecto 35 %

 - Média aritmética dos mini-testes 20 %

 - Média aritmética dos dois testes 45%

 

Todas as componentes da avaliação têm que ser realizadas no mesmo semestre lectivo. 

 

Todas as notas serão colocadas na página da cadeira, podendo ser contestadas nas duas semanas seguintes à sua colocação. Após esse período de duas semanas as notas são consideradas definitivas e não se aceitam reclamações seja qual for o pretexto.

 

Todo o aluno que for apanhado a copiar ou a deixar copiar numa dada prova será imediatamente reprovado na disciplina, podendo, para além da reprovação, ser levantado um processo disciplinar. O corpo docente da cadeira será o único juiz do que se considera ou não copiar numa dada prova.

 

 

Testes

As datas de realização dos testes são:

 - Primeiro Teste: 6 de Novembro de 2010;

 - Segundo Teste: 22 de Janeiro de 2011.

 

A inscrição para a realização dos testes é obrigatória e deverá ser efectuada através da página da cadeira, com uma antecedência mínima de dois dias úteis. Não se garante aos alunos não inscritos a possibilidade de realizarem a sua avaliação, ficando isso dependente da disponibilidade de recursos na altura da prova. A avaliação nos testes incide sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas até ao final da semana anterior à realização do teste e sobre toda a matéria leccionada nas aulas práticas até á semana da realização do teste (inclusivé).

 

Durante época de exames, existirá uma data para a repescagem de um dos testes. Se um aluno se apresentar à repescagem, a nota obtida no respectivo teste será a melhor nota entre a nota da repescagem e a do teste correspondente. A data da realização da repescagem é: 7 de Fevereiro de 2011.

 

 

Projecto

O projecto está dividido em duas fases. Na primeira fase o enunciado é entregue aos alunos a 2 de Novembro de 2010 e a entrega do projecto será a 22 de Novembro de 2010. Na segunda fase o enunciado é entregue aos alunos a 23 de Novembro de 2010 e a entrega do projecto será a 3 de Janeiro de 2011. O projecto deve ser realizado em grupos de três alunos. Não serão, sob pretexto algum, permitidos grupos com mais alunos. Para além da submissão electrónica, o projecto deve compreender uma listagem do programa e um relatório, e deve ser entregue dentro de uma capa plástica ou encadernado. A capa deve apresentar visivelmente o número do grupo e os números e nomes dos alunos a que corresponde. Projectos que não sejam entregues nestas condições serão penalizados com três valores.

 

 

Mini-testes

Os mini-testes são realizados nas aulas práticas. Serão realizados 3 mini-testes . Os mini-testes são realizados na parte final das aulas práticas e têm uma duração de 30 minutos. Os mini-testes são realizados nas semanas de 4 a 8 de Outubro, 18 a 22 de Outubro, 15 a 19 de Novembro e 29 de Novembro a 3 de Dezembro. A matéria dos mini-testes corresponde à matéria leccionada nas aulas teóricas até ao final da semana anterior. Cada mini-teste é constituído por um componente teórico e por um componente prático. Mini-testes não realizados ou que não sejam realizados na respectiva aula prática serão classificados com zero valores.

 

 

Melhorias de nota

Os alunos que desejem realizar melhoria de nota, tendo obtido aprovação à cadeira no ano lectivo anterior (de acordo com as regras do IST), devem proceder à sua inscrição na secretaria de graduação do IST na altura devida. A melhoria tem ser efectuada em todas as componentes da avaliação da cadeira (teórica e prática).

 

 

Orais

As provas orais estão sujeitas ao regulamento geral do IST: podem ser solicitadas pelo Professor Responsável da Disciplina ou pelo aluno. Qualquer aluno poderá ser sujeito a uma oral (ao critério do corpo docente da cadeira, por exemplo quando a nota do projecto for muito mais alta do a da média dos testes) cujo resultado será a nota final. São aceites pedidos de prova oral por parte de um aluno quando a sua nota final for superior ou igual a 16 valores. Quando um aluno é submetido a prova oral, a nota obtida nessa oral será a nota final da cadeira.

 

 

Época especial

Em época especial (para os alunos que tenham direito a esta) será apenas realizado um exame sendo a nota obtida no exame pelo aluno a sua nota final na cadeira. Os alunos interessados em efectuar o exame de época especial devem entrar em contacto com o corpo docente antes do início do período de época especial.