FAQ
P: O que posso encontrar nos laboratórios?
R: Os computadores disponíveis nos laboratórios têm em geral uma distribuição de Linux instalada, em que os ficheiros de cada utilizador são guardados num sistema de armazenamento central ao IST e, portanto, os ficheiros de cada utilizador estão disponíveis de forma transparente em qualquer computador nos laboratórios ou em qualquer servidor integrados neste sistema. Para que um utilizador do IST consiga aceder aos computadores nos laboratórios, e também aos servidores disponíveis, terá de activar pelo menos os serviços de shell e afs no self service da DSI. Depois de activar estes serviços, passamos a ter acesso ao ambiente de desenvolvimento utilizado em FP. Para termos também acesso a partir do nosso computador pessoal bastará utilizar um cliente de ssh ou um cliente de sftp (mais informação em Ambiente de Desenvolvimento).
P: Como posso instalar Linux no meu computador pessoal?
R: Poderá fazer Download do DVD de instalação (para aprender a gravar um DVD consulte este link) e seguir as instruções de instalação. Sugerimos aqui a instalação da distribuição Ubuntu, pois é a mesma que se encontra instalada nos computadores dos laboratórios, mas poderá utilizar qualquer outra distribuição da sua preferência. Se encontrar problemas a fazer boot a partir do DVD verifique as notas disponíveis aqui. Outras alternativas: USB installer; experimentar sem instalar; windows ubuntu installer.
P: Em Windows, qual uma boa alternativa para uma Unix-like shell?
R: Cygwin.
P: Problemas com dual boot Windows + Ubuntu?
R: Tem havido, em anos anteriores, problemas com dual-boot Windows 10 + Ubuntu. Uma das formas encontradas para resolver o problema consiste na utilização do efibootmgr (sudo apt-get install efibootmgr). Com o recurso ao comando (sudo efibootmgr) obtem a lista de arranque por ordem de prioridade que por sua vez poderá ser alterada através do comando (sudo efibootmgr -o x, 1) sendo o x a posição correspondente ao SO Ubuntu nessa lista. Não resolve todos os problemas, mas poderá ajudar em alguns casos.
P: Gostava de aprender mais sobre o Linux. Recomenda algum material online específico sobre o assunto?
R: Recomendamos por exemplo este curso. Dito isto, a web está repleta de cursos interessantes sobre o assunto. A dificuldade está mesmo na escolha...