Ambiente de Desenvolvimento
Nas aulas de FP poderemos trabalhar em ambiente Microsoft Windows ou em ambiente Unix-like. Os computadores disponíveis nos laboratórios têm em geral uma distribuição de Linux instalada, em que os ficheiros de cada utilizador são guardados num sistema de armazenamento central ao IST e, portanto, os ficheiros de cada utilizador estão disponíveis de forma transparente em qualquer computador nos laboratórios ou em qualquer servidor integrados neste sistema. Os computadores disponíveis nos laboratórios têm também em geral Microsoft Windows instalado e os ficheiros de cada utilizador são armazenados centralmente neste mesmo esquema.
- Python (>= 3.3);
- o ambiente de desenvolvimento WingIDE 101.
Para que um utilizador do IST consiga aceder aos computadores nos laboratórios, e também aos servidores disponíveis, deverá activar pelo menos os serviços de afs
e shell
no self service da DSI.
Depois de activar estes serviços, passamos a ter acesso aos computadores nos laboratórios em qualquer dos sistemas operativos, e temos ainda acesso a um serviço de shell
remoto. Para termos acesso a esse serviço e a partir do nosso computador pessoal bastará utilizar um cliente de ssh e um cliente de sftp. Este último permitirá aceder aos ficheiros que temos na área pessoal no sistema AFS.
Num ambiente Unix-like, seja uma distribuição de Linux ou um ambiente OS X, temos em geral um cliente de ssh sempre disponível, o comando ssh. No caso de termos um ambiente Microsoft Windows podemos utilizar o PuTTY. No que diz respeito a clientes de sftp, em ambientes Unix-like podemos utilizar os comandos scp
e/ou sftp
. No entanto, em ambiente Microsoft Windows, em que estes comandos não estão em geral disponíveis, ou se preferirmos utilizar um cliente com interface gráfica em ambientes Unix-like, podemos utilizar por exemplo a ferramenta FileZilla. Na realidade existem inúmeras alternativas para estes clientes e a escolha recai normalmente sobre preferências pessoais. Podemos encontrar algumas alternativas nas páginas referenciadas acima e também na colecção de software incluída no OpenDisc.
Exemplo com acesso remoto:
Neste exemplo vamos utilizar o servidor sigma.ist.utl.pt
, mas poderíamos utilizar igualmente o servidor nexus.rnl.ist.utl.pt
.
[aplf@darkstar ~]$ ssh ist14152@sigma.ist.utl.pt ist14152@sigma.ist.utl.pt's password: ist14152@sigma04:~$ python3.4 Python 3.4.2 (default, Oct 8 2014, 10:45:20) [GCC 4.9.1] on linux Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information. >>> print("Olá mundo!") Olá mundo! >>> # Ctrl-D to exit ist14152@sigma04:~$ cat > ola.py << 'EOF' print("Olá mundo!") EOF ist14152@sigma04:~$ python3.4 ola.py Olá mundo! ist14152@sigma04:~$ nano ola.py # Ctrl-X to exit ist14152@sigma03:~$ logout Connection to sigma.ist.utl.pt closed. [aplf@darkstar ~]$
Ainda que a utilização dos clientes anteriores nos permita aceder a computadores de laboratório e servidores em que existem todas as ferramentas necessárias a FP, podemos também optar por instalar essas ferramentas no nosso computador.
Ferramentas que vamos utilizar em FP:
Para além destas ferramentas poderemos utilizar um editor de texto. Qualquer editor de texto serve para o que pretendemos. Sugerimos que quem opte por trabalhar remotamente num dos servidores e que não tenha experiência com editores de texto mais avançados, utilize o editor de texto nano.
Caso optemos por instalar no nosso computador uma distribuição de Linux, é importante notar que existem inúmeras distribuições de Linux e que a escolha de uma delas é uma questão de preferência de cada um. Por outro lado, ainda que hoje em dia as máquinas virtuais facilitem a vida, a instalação e configuração de uma distribuição de Linux, tal como acontece com qualquer outro sistema operativo, requer algum tempo de aprendizagem e a aquisição de experiência, o que não é objecto de estudo em FP.
Manual de Instalação para Python
A versão de Python utilizada será >= 3.3 (por exemplo 3.3.2 ou posterior) e o ambiente de desenvolvimento adotado é o WingIDE 101. Devem usar as versões corretas (sobretudo do Python), pois o código apresentado é compatível com esta versão e pode não ser compatível com outras. Para além disso é esta versão que será usada na avaliação dos trabalhos individuais e do projeto.
Junto se publicam manuais de instalação do Python e WingIDE para Windows e MacOS. Notem que poderão ter instaladas versões mais recentes dos sistemas operativos e poderão instalar versões mais recentes do Python3 (na prática qualquer versão >=3.3 pode ser usada).