Programa

Fundamentos da Programação

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

Licenciatura Bolonha em Engenharia de Telecomunicações e Informática

Programa

Computadores, algoritmos e programas Características de um computador Programas e algoritmos Linguagens de programação Sintaxe e semântica Elementos básicos de programação Expressões Tipos elementares de informação Nomes e atribuição Comunicação com o exterior Programas, instruções e sequenciação Selecção Repetição Funções Abstracção procedimental Módulos Tuplos e ciclos contados Cadeias de caracteres revisitadas Listas Métodos de passagem de parâmetros Algoritmos de procura Algoritmos de ordenação Considerações sobre eficiência Funções revisitadas Funções recursivas Funções de ordem superior Programação funcional Recursão e iteração Recursão linear Iteração linear Recursão em processos e em função Recursão em árvore Ficheiros Leitura de ficheiros Escrita em ficheiros Dicionários Dicionários de dicionários Caminhos mais curtos em grafos Abstracção de dados Abstracção em programação Tipos abstractos de informação Barreiras de abstracção Objectos Programação com objectos Classes subclasses e herança Objectos em Python Polimorfismo O desenvolvimento de programas Estruturas lineares Pilhas Filas

Programação

Licenciatura Bolonha em Engenharia Electrónica

Programa

-Introdução -Computadores e sistemas operativos; Algoritmos e linguagens de programação -Desenvolvimento, compilação e depuração de um programa -Noção de de léxico, sintaxe e semântica; A linguagem de Programação C -Conceitos elementares -Estrutura de um programa -Tipos de dados elementares; Constantes; Operadores e expressões -Intodução às instruções de entrada/saída -Controlo de fluxo -Decisão: instrução if -Ciclo: instrução while; instrução do...while; instrução for -Selecção: Estrutura switch -Programação estruturada -Funções; Variáveis globais e locais -Visibilidade e tempo de vida de uma variavel -Modularidade e estruturação: divisão por ficheiros -Estruturas de dados -Vectores; Cadeias de caracteres -Vectores multidimensionais (matrizes, ?) -Estruturas -Aplicações -Algoritmos de busca simples -Introdução a algoritmos de ordenação -Noção de recursividade (funções) -Apontadores -Declaração de apontadores -Passagem de argumentos: valor e referência -Apontadores e arrays -Aritmética de apontadores -Ficheiros -Utilização de ficheiros -Entrada e saída -Ficheiros de texto -Estruturas de dados dinâmicas -Variáveis estáticas e dinâmicas -Noções de estruturas de dados dinâmicas -Pilhas; Filas; Listas simples e duplamente ligadas