Métodos de Avaliação

A avaliação de conhecimentos da cadeira não tem exame final, sendo apenas realizada avaliação do tipo contínuo com os seguintes componentes:

Mini-testes realizados de duas em duas semanas nas aulas práticas. Os mini-testes são realizados na parte final das aulas práticas e têm uma duração de 30 a 45 minutos. A matéria dos mini-testes corresponde à matéria leccionada nas aulas teóricas das duas semanas anteriores. Cada mini-teste é constituído por um componente teórico e por um componente prático. Mini-testes não realizados ou que não sejam realizados na respectiva aula prática serão classificados com zero valores.

Pequenos trabalhos de programação realizados fora das aulas práticas, a nível individual, de duas em duas semanas, alternando com os mini-testes.

Dois testes realizados em comum por todos os alunos (os quais estão marcados para os dias 13 de Novembro de 2004 e 5 de Janeiro de 2005). Durante época de exames, existirá uma data para a repescagem de um dos testes. No entanto, se um aluno se apresentar à repescagem, a nota obtida no respectivo teste será a nota da repescagem, independentemente de esta ser superior ou inferior à do teste.

Projecto de programação em grupos de dois alunos.

Para obter aprovação na cadeira, as seguintes condições têm que ser cumulativamente verificadas:

A média aritmética dos dois testes realizados em comum é superior ou igual a 9.5 valores;

A nota do projecto é superior ou igual a 9.5 valores.

Nestas condições, a nota da cadeira (a qual deverá ser superior ou igual a 9.5 valores) é calculada por uma média ponderada da classificação obtida nas provas realizadas, com os seguintes pesos: Projecto 30% Média aritmética dos mini-testes 15% Média aritmética dos trabalhos de programação 15% Média aritmética dos testes 40%

As notas dos projectos, assim como dos testes serão publicadas na página da cadeira, podendo ser contestadas nas duas semanas seguintes à da publicação. Após esse período de duas semanas as notas são consideradas definitivas e não se aceitam reclamações seja qual for o pretexto.

O enunciado do projecto será distribuído na semana de 8 de Novembro. Os projectos devem ser entregues até às 15:00 do dia 17 de Dezembro de 2004. Projectos entregues até esta data terão uma bonificação de 0.5 valores. Os alunos que não conseguirem entregar o projecto a 17 de Dezembro, poderão fazer a sua entrega no dia 3 de Janeiro de 2005 até às 15:00, não tendo qualquer bonificação nem penalização. Projectos em atraso, serão aceites durante a semana de 3 de Janeiro, sendo penalizados com meio valor por cada dia de atraso (a partir das 15:00 do dia 7 de Janeiro de 2005 não se aceitam projectos, seja qual for o pretexto).

Os projectos devem compreender uma listagem do programa e dos seus resultados e um relatório, que deve acompanhar o projecto quando este é entregue (o conteúdo do relatório será descrito oportunamente nas aulas teóricas). Os projectos têm que ser entregues dentro de uma capa plástica contendo o relatório e a listagem do programa. Esta capa deve apresentar visivelmente os números, nomes e turma dos alunos a que correspondem. Projectos que não sejam entregues nestas condições serão penalizados com três valores.

Todo o aluno que for apanhado a copiar numa dada prova terá a classificação de reprovado na cadeira. Trabalhos iguais, ou muito semelhantes, serão considerados cópias. As cópias que detectadas penalizam igualmente tanto o aluno que copia como o aluno que deixa copiar. O corpo docente da cadeira será o único juiz do que se considera ou não copiar numa dada prova.

Qualquer aluno poderá ser sujeito a uma oral (ao critério do corpo docente da cadeira) cujo resultado será a nota final.