Métodos de Avaliação

Método de Avaliação:

A avaliação de conhecimentos da cadeira não tem exame final, sendo apenas realizada avaliação do tipo contínuo com os seguintes componentes:

• Mini-testes, realizados nas aulas práticas. Serão realizados 4 mini-testes. Os mini-testes são realizados na parte final das aulas práticas e têm uma duração de 30 minutos. Cada mini-teste é constituído por um componente teórico e por um componente prático. Mini-testes não realizados ou que não sejam realizados na respectiva aula prática serão classificados com zero valores.
  • Dois testes, realizados em comum por todos os alunos. Durante época de recurso, existirá uma data para a repescagem de um dos testes.
  • Projecto de programação, em grupos de dois ou três alunos.

Para obter aprovação na cadeira, as seguintes condições têm que ser cumulativamente verificadas:

• A média aritmética dos dois testes realizados em comum é superior ou igual a 9.5 valores.
  • A nota do projecto é superior ou igual a 9.5 valores.

Nestas condições, a nota da cadeira (a qual deverá ser superior ou igual a 9.5 valores) é calculada por uma média ponderada da classificação obtida nas provas realizadas, com os seguintes pesos:

• Projecto (P): 35%
  • Média aritmética dos mini-testes (MT): 20 %
  • Média aritmética dos dois testes (T): 45%

Todas as componentes da avaliação têm que ser realizadas no mesmo semestre lectivo.

Todas as notas serão colocadas na página da cadeira, podendo ser contestadas nas duas semanas seguintes à sua colocação. Após esse período de duas semanas as notas são consideradas definitivas e não se aceitam reclamações seja qual for o pretexto.

Todo o aluno que for apanhado a copiar ou a deixar copiar numa dada prova será imediatamente reprovado na disciplina, podendo, para além da reprovação, ser levantado um processo disciplinar. O corpo docente da cadeira será o único juiz do que se considera ou não copiar numa dada prova.

Testes:

As datas de realização dos testes são:

• Primeiro teste: 16 de Abril de 2011
  • Segundo teste: 11 de Junho de 2011.

A inscrição para a realização dos testes é obrigatória e deverá ser efectuada através da página da cadeira, com uma antecedência mínima de dois dias úteis. Não se garante aos alunos não inscritos a possibilidade de realizarem a sua avaliação, ficando isso dependente da disponibilidade de recursos na altura da prova. A avaliação nos testes incide sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas até ao final da semana anterior à realização do teste e sobre toda a matéria leccionada nas aulas práticas até á semana da realização do teste (inclusivé).

Durante época de exames, existirá uma data para a repescagem de um dos testes. Se um aluno se apresentar à repescagem, a nota obtida no respectivo teste será a melhor nota entre a nota da repescagem e a do teste correspondente.

A data da realização da repescagem é: 27 de Junho de 2011.

Projecto:

O projecto está dividido em duas fases. Na primeira fase o enunciado é entregue aos alunos a 4 de Abril de 2011 e a entrega do projecto será a 29 de Abril de 2011. Na segunda fase o enunciado é entregue aos alunos a 25 de Abril de 2011 e a entrega do projecto será a 27 de Maio de 2011. O projecto deve ser realizado em grupos de dois ou três alunos. Não serão, sob pretexto algum, permitidos grupos com mais alunos.

Para além da submissão electrónica, o projecto deve compreender uma listagem do programa e um relatório, e deve ser entregue dentro de uma capa plástica ou encadernado. A capa deve apresentar visivelmente o número do grupo e os números e nomes dos alunos a que corresponde. Projectos que não sejam entregues nestas condições serão penalizados com três valores.

Mini-testes:

Os mini-testes são realizados nas aulas práticas. Serão realizados 4 mini-testes. Os mini-testes são realizados na parte final das aulas práticas e têm uma duração de 30 minutos. Os mini-testes são realizados nas semanas de 7 a 11 de Março, 21 a 25 de Março, 4 a 8 de Abril, e 9 a 13 de Maio. A matéria dos mini-testes corresponde à matéria leccionada nas aulas teóricas até ao final da semana anterior. Cada mini-teste é constituído por um componente teórico e por um componente prático. Mini-testes não realizados ou que não sejam realizados na respectiva aula prática serão classificados com zero valores.

Melhorias de nota/Reinscrição:

A avaliação tem ser efectuada em todas as suas componentes (teórica e prática). Notas obtidas em semestres anteriores não serão consideradas.

Orais:

As provas orais estão sujeitas ao regulamento geral do IST: podem ser solicitadas pelo Professor Responsável da Disciplina ou pelo aluno. Qualquer aluno poderá ser sujeito a uma oral (ao critério do corpo docente da cadeira, por exemplo quando a nota do projecto for muito mais alta do que a média dos testes) cujo resultado será a nota final. Quando um aluno é submetido a prova oral, a nota obtida nessa oral será a nota final da cadeira.

Época especial:

Em época especial (para os alunos que tenham direito a esta) será apenas realizado um exame sendo a nota obtida no exame pelo aluno a sua nota final na cadeira. Os alunos interessados em efectuar o exame de época especial devem entrar em contacto com o corpo docente antes do início do período de época especial.