Métodos de Avaliação

Regras Gerais

A avaliação de conhecimentos da cadeira não tem exame final, sendo apenas realizada avaliação do tipo contínuo com os seguintes componentes:

• Mini-testes realizados nas aulas práticas. Serão realizados 4 mini-testes. Os mini-testes são realizados na parte final das aulas práticas e têm uma duração de 30 minutos. Cada mini-teste é constituído por um componente teórico e por um componente prático. Mini-testes não realizados ou que não sejam realizados na respectiva aula prática serão classificados com zero valores.
  • Dois testes realizados em comum por todos os alunos. Durante a época de recurso, existirá uma data para a repescagem de um dos testes. No entanto, se um aluno se apresentar à repescagem, a nota obtida no respectivo teste será a nota da repescagem, independentemente de esta ser superior ou inferior à do teste.
  • Projecto de programação em grupos de dois ou três alunos .

Para obter aprovação na cadeira, as seguintes condições têm que ser cumulativamente verificadas:
- A média aritmética dos dois testes é superior ou igual a 9.5 valores;
- A nota do projecto é superior ou igual a 9.5 valores.
Nestas condições, a nota da cadeira (a qual deverá ser superior ou igual a 9.5 valores) é calculada por uma média ponderada da classificação obtida nas provas realizadas, com os seguintes pesos:

• Projecto 35%
  • Média aritmética dos mini-testes 20%
  • Média aritmética dos dois testes 45%

Todas as componentes da avaliação terão de ser realizadas no mesmo semestre lectivo.

As inscrições, no Fénix,  para os testes são obrigatórias, para os alunos que os pretendam realizar. Não se garante a realização dos mesmos a alunos não inscritos.

Todas as notas serão colocadas na página da cadeira, podendo ser contestadas nas duas semanas seguintes à sua colocação. Após esse período de duas semanas as notas são consideradas definitivas e não se aceitam reclamações seja qual for o pretexto.

Todo o aluno que for apanhado a copiar ou a deixar copiar numa dada prova será imediatamente reprovado na disciplina, podendo, para além da reprovação, ser levantado um processo disciplinar. O corpo docente da cadeira será o único juiz do que se considera ou não copiar numa dada prova.

Datas

Semanas dos mini-testes: MT1 - 7 a 11 Mar, MT2 - 21 a 25 Mar, MT3 - 18 a 20 e 28 a 29 Abr, MT4 - 9 a 13 Maio.

Testes: Teste1 - 16 Abr 2011, Teste2 - 11 Jun 2011, Repescagem - 27 Jun 2011.

Parte1 Projecto: Enunciado 4 Abr 2011, Entrega 29 Abr 2011, até às 15H.

Parte2 Projecto: Enunciado 25 Abr 2011, Entrega 27 Maio 2011, até às 15H.

Melhorias de nota
Os alunos que desejem realizar melhoria de nota, tendo obtido aprovação à cadeira no semestre lectivo anterior (de acordo com as regras do IST), devem proceder à sua inscrição na secretaria de graduação do IST na altura devida. A melhoria tem ser efectuada em todas as componentes da avaliação da cadeira (teórica e prática).

Orais
As provas orais estão sujeitas ao regulamento geral do IST: podem ser solicitadas pelo Professor Responsável da Disciplina ou pelo aluno.
Qualquer aluno poderá ser sujeito a uma oral (ao critério do corpo docente da cadeira) cujo resultado será a nota final.

Época especial
Em época especial (para os alunos que tenham direito a esta) será apenas realizado um exame, cuja nota será a nota final à disciplina. Os alunos interessados em efectuar o exame de época especial devem entrar em contacto com o corpo docente antes do início do período de época especial.