Sumários

Teoria Cinética 11: Formulação quase-exacta da teoria de transporte

1 junho 2017, 10:30 João Pedro Saraiva Bizarro

Leis de conservação e equações da hidrodinâmica: equações de conservação (conservação de momento linear e equação de Euler).

Teorema H de Boltzmann: demonstração e discussão (identificação entre a quantidade H e a entropia, relação entre a hipótese do caos molecular e a irreversibilidade no tempo, a distribuição de velocidades de Maxwell como solução de equilíbrio).


Teoria Cinética 10: Formulação quase-exacta da teoria de transporte

31 maio 2017, 10:00 João Pedro Saraiva Bizarro

Equação de Boltzmann: derivação de equação de Boltzmann: (contabilização do número líquido de moléculas que num dado elemento de volume entra, por unidade de tempo, num dado intervalo de velocidades devido às colisões (cont.), o termo de colisões escrito na forma de um integral múltiplo, discussão da hipótese do caos molecular).

Leis de conservação e equações da hidrodinâmica: equação de evolução para os valores médios (análise baseada na equação de Boltzmann); equações de conservação (conservação da massa e equação de continuidade).


Teoria Cinética 9: Formulação quase-exacta da teoria de transporte

29 maio 2017, 11:00 João Pedro Saraiva Bizarro

Equação de Boltzmann: descrição de colisões entre duas partículas (conservação da velocidade do centro de massa e do módulo da velocidade relativa);secções eficazes de colisão e propriedades de simetria (invariâncias para inversões no tempo e no espaço, colisão inversa); derivação de equação de Boltzmann: (hipótese do caos molecular; contabilização do número líquido de moléculas que num dado elemento de volume entra, por unidade de tempo, num dado intervalo de velocidades devido às colisões).


Teoria Cinética 8: Teoria cinética elementar e processos de transporte & Teoria de transporte usando a aproximação do tempo de relaxação

25 maio 2017, 10:30 João Pedro Saraiva Bizarro

Exemplo de um satélite no espaço exterior: cálculo da força de retardamento devido às colisões com as moléculas do gás interplanetário circundante (importância da diferença entre as velocidades relativas das moléculas que colidem com as faces opostas do satélite, cancelamento do termo correspondente à pressão exercida sobre uma superfície estacionária).

Exemplo da condutividade térmica: cálculo usando o método do integral de caminho (obtenção da função de distribuição em função do gradiente de temperatura, relação entre os gradientes de densidade e temperatura num gás em repouso, comparação com a condutividade térmica obtida para um gás monoatómico pelo cálculo simples baseado no livre percurso médio, interpretação).  


Teoria Cinética 7: Teoria de transporte usando a aproximação do tempo de relaxação

24 maio 2017, 10:00 João Pedro Saraiva Bizarro

Formulação da equação diferencial de Boltzmann: o termo de colisões (contabilização do número líquido de moléculas que, devido às colisões, entra num elemento de volume do espaço de fases, escrita em termos do tempo de relaxação); equivalência com a formulação do integral de caminho; exemplos do método da equação de Boltzmann (pequenos desvios em relação ao equilíbrio e resolução à primeira ordem, condutividade eléctrica, viscosidade).